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4 Métricas para mensurar seus resultados em marketing digital


Um das grandes vantagens de investir no marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados de maneira efetiva. Mas mesmo assim, muitas empresas enfrentam o desafio de conseguir visualizar esses resultados.

Isso pode acontecer por alguns motivos: por não possuírem um planejamento estratégico não são capazes de definir quais as métricas que devem ser analisadas. Outro motivo muito comum é a falta de foco, muitas empresas acabam gastando as energias em análises simples que não são capazes de revelar o que está dando errado e até mesmo o que está dando certo nos esforços de marketing digital.

Para te ajudar a encontrar as métricas que vão te apresentar resultados reais, continue lendo este artigo e aplique já na sua empresa.

Cálculo de ROI

Uma das métricas mais importantes para mensurar os resultados de uma empresa é calcular o ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento). Essa maneira de mensurar o resultado não é exclusiva do marketing digital e deve ser usada para calcular o resultado de qualquer investimento realizado, seja ele online ou não.

O cálculo de ROI é utilizado no marketing digital para mensurar o quanto de rendimento determinada campanha resultou para a empresa. Ele pode ser calculado da seguinte forma:

ROI = (ganho obtido – investimento inicial)/ investimento inicial

Por exemplo, se o ganho obtido foi de 100.000 reais e o investimento inicial foi de 10.000 reais, então:

(100.000 – 10.000) / 10.000 = 9

Neste caso podemos dizer que o retorno foi de 9 vezes o investimento inicial. É mais comum calcular o ROI em porcentagem, então basta multiplicar o resultado por 100. O que nos levaria a um retorno sobre investimento de 900%.

Para garantir o sucesso desse cálculo, é preciso somar todas as vendas e caixa conquistados com a estratégia e subtrair o valor gasto com as ações de marketing digital.

Com o ROI calculado você poderá saber claramente as fontes de lucro da sua empresa, os canais de comunicação mais efetivos, qual fonte está apresentando os melhores resultados em vendas e muito mais.

Se você quiser aprofundar um pouco mais em ROI, o blog da Ingage está recheado de artigos que explicam como calcular o ROI das redes sociais, das campanhas do google e da estratégia de marketing de conteúdo.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica muito utilizada para medir oresultado das vendas, mas na verdade ela pode ser utilizada para calcular diversos resultados do universo digital, como: cliques, acessos, vendas, cadastro de newsletter, download de um ebook…

É fundamental que essa métrica seja medida para que a empresa tenha em mente a quantidade de vendas, por exemplo, que obteve com uma determinada estratégia de marketing digital. Com essa taxa, é possível encontrar as falhas e acertos em todo o processo de compra e, a partir daí, desenvolver ações capazes de resolver esses problemas e aumentar os valores dessa taxa.

Para calcular a taxa de conversão é muito simples, basta dividir o número de conversões geradas pelo número de visitantes, ou seja, se você criou uma landing page para divulgar um material rico e ela teve 550 cadastros e 890 visitantes, significa que 62% das pessoas que acessaram a página preencheram o formulário.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição, muito conhecida também por bounce rate, permite medir a porcentagem de usuários que abandonaram seu site ou blog assim que acessaram, ou seja, logo na primeira página. Essa taxa é a junção das diversas maneiras que o usuário faz para deixar o site: seja fechando a página, clicando no botão voltar, clicando em um link na sua página que direciona para outro site, digitando um novo endereço e até mesmo ficando inativo por mais de 30 minutos na mesma página.

A importância de ter essa métrica em mãos é que, quando esse número está alto, pode significar uma usabilidade mal elaborada em seu site ou e-commerce, problemas na disposição do conteúdo, layout pouco intuitivo, dentre outras coisas. Neste artigo, damos excelente dicas de como aumentar a taxa de conversão aplicando fundamentos do design.

Com todas essas informações em mãos é possível elaborar um plano de ação que permita resolver todas essas deficiências. Assim, você pode diminuir essa taxa, aumentando o tempo de permanência no seu site e transformando os seus visitantes em potenciais conversões.

Você deve estar se perguntando se existe uma taxa de rejeição padrão e a resposta para essa pergunta é: não existe um valor padrão porque existem diversos fatores que influenciam,como: área de atuação da empresa, objetivo da página e muito mais.

Veja abaixo alguns exemplos de taxas de rejeição comuns no mercado:

Varejo – 20 a 40%

Landing pages simples – 70 a 90%

Portais (exemplo: MSN, G1) – 10 a 30%

Sites de serviço/FAQ – 10 a 30%

Venda de serviços (geração de leads) – 30 a 50%

Sites de conteúdo – 40 a 60%

Blogs – 70 a 98%

Os exemplos acima foram retirados aqui.

CAC (custo de aquisição de clientes)

Nessa métrica é possível calcular o valor de cada novo cliente geradopela sua estratégia de marketing digital. O valor, nesse caso, é calculado dividindo o investimento pelo número de vendas feitas.

No caso do investimento deve ser levado em conta os gastos envolvidos diretamente com a aquisição de clientes. Normalmente as empresas incluem os gastos de marketing e vendas, como por exemplo, salários da equipe, verba de mídia, comissão dos vendedores, uso de softwares de automação, CRM e muito mais.

Essa métrica é importante para saber quanto cada um dos clientes conquistados custou para a empresa. Caso os números sejam muito altos, é hora de rever as estratégias e ter em mente quanto tempo você precisa mantê-los como clientes para “pagar” seu valor para a empresa. Por isso é muito importante colocar todos o investimento feito para que seja possível calcular o CAC real da empresa.

Quando esse valor é baixo, significa que suas estratégias de marketing estão mais eficientes, trazendo clientes novos a um baixo custo — e isso é um sucesso. Mas se o CAC da sua empresa não estiver como planejado, acredito que a leitura do artigo “5 dicas para reduzir o CAC da sua empresa” pode ser muito útil para você.

Essas são algumas das métricas mais importantes para empresas, uma vez que trabalham valores reais da sua estratégia de marketing. Quando pensamos em mensuração de resultados, muitas vezes nos prendemos à métricas que não são tão importantes para os objetivos da empresa, mas o primordial, em todo planejamento estratégico de marketing digital é ter KPIs (indicadores chave de performance) bem definidos para saber exatamente o que precisa ser medido.

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