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Descubra as 4 etapas de uma estratégia de conteúdo


Não importa o tipo de conteúdo que você irá produzir (falaremos disso mais adiante). Qualquer ação será composta de 4 etapas: planejamento, criação do conteúdo, distribuição e mensuração dos resultados.

Planejamento

Antes de mais nada, é preciso traçar o planejamento macro de toda sua estratégia de marketing de conteúdo. Quais são seus objetivos: gerar leads, aumentar a relevância e a autoridade da marca, aumentar a cultura e o acesso ao seu produto? Você terá uma equipe dedicada ou irá terceirizar? Há um orçamento disponível? De quanto?

Além disso, para poder fazer um planejamento eficaz, é preciso saber quem são as suas buyer personas. Afinal, se você vai produzir conteúdo, é importante saber para quem é este conteúdo, certo?

Ao conhecer suas buyer personas, será mais fácil definir quais canais você precisa estar presente, os formatos de conteúdo que você irá trabalhar e a voz da sua empresa. A voz é o tom que o seu conteúdo vai ter: mais sério e formal, mais informal e jovem, mais institucional, educacional ou descontraído?

Com essas definições, você poderá então planejar o seu cronograma, os responsáveis por cada uma das ações, os processos e as ferramentas que você irá precisar.

Essa etapa do planejamento é muito importante, para que tudo seja executado da melhor forma possível. Assim, ao estabelecer os processos, lembre-se de considerar, por exemplo, prazo para revisão de texto ou para alguma alteração no layout que se faça necessária.

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Dependendo dos canais e formatos de conteúdo que você estabelecer para a sua empresa, alguns outros itens entram no planejamento. Por exemplo, se você decidir fazer um blog, é fundamental que os responsáveis pelo blog tenham conhecimento de SEO. Além disso, é importante criar uma lista de palavras-chave antes mesmo de começar a criar os primeiros posts.

Criação do conteúdo

Eu jamais conseguiria dizer para outra pessoa como ela deveria criar o seu conteúdo. Esta é uma experiência única e pessoal, que depende muito da pessoa que está produzindo o conteúdo, da estratégia de conteúdo, do público-alvo, dos objetivos e de vários outros fatores.

Mas se eu pudesse dar uma única dica, seria: crie conteúdos únicos e relevantes. Se você vai escrever um post com dicas e informações que o seu leitor poderá encontrar facilmente em qualquer outro link ou página da internet, não gaste o seu tempo nem o dele.

Por isso, antes de clicar no botão publicar de qualquer site, blog ou rede social, pergunte-se: por que esse conteúdo vale a pena? Se ficar satisfeito com a resposta, vá em frente. Senão, repense.

Normalmente, um conteúdo relevante tem que ter alguma dessas características: autoridade, novidade ou utilidade. Ou seja, ele precisa transmitir algum conhecimento, contar algo inédito ou ensinar alguma coisa útil, prática. Sempre de uma forma única, que só você poderia contar.

Criação de conteúdo e pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma excelente forma de gerar conteúdo relevante para a sua marca. Afinal, ao divulgar os dados exclusivos de uma pesquisa que você fez, você está divulgando dados inéditos. A gente já deu várias dicas sobre isso aqui no blog quando falamos sobre marketing de conteúdo e pesquisa de mercado. Não deixe de dar uma olhada!

Distribuição

Todo conteúdo é produzido para ser lido ou visto, certo? Por isso, faz parte de qualquer estratégia de conteúdo espalhar tudo o que foi produzido por aí. Essa parte também precisa ser planejada e executada com carinho.

Um ebook pode ser divulgado em diferentes canais, como no próprio blog, nas redes sociais e nas suas campanhas de email marketing. Além disso, ao final de um vídeo, inclua uma chamada para o material. E, no final do ebook, não esqueça de divulgar seu blog e o seu canal de vídeos.

Ou seja, um canal divulga outro, um conteúdo leva a outro. E lembre-se sempre de oferecer formulários para que o seu visitante se cadastre, fornecendo email e outras informações. Assim você pode se relacionar com ele de forma mais direta, oferecendo conteúdos personalizados de acordo com o seu perfil ou interesse.

Aliás, essa informação é super importante. Se você possui uma base de emails de clientes, tenha em mente que nem todos os conteúdos interessam da mesma forma para todos os seus contatos. Cuide bem da sua base e não sature ninguém com mensagens que eles não querem receber.

Mensuração dos resultados

É claro que nós iríamos falar da importância dos dados, né? Afinal, se você planejou e executou, você precisa saber se deu certo. E a única forma de avaliar os resultados é acompanhando os dados.

A grande vantagem do marketing digital é que, nele, é possível medir praticamente tudo o que você pode imaginar. E, ao analisar os dados, é possível entender quais ações deram resultado, que tipo de resultados, e a que custo.

Para definir quais dados acompanhar, revisite os objetivos do seu planejamento. Algumas métricas são fundamentais e independem do objetivo ou da estratégia. Por exemplo, em qualquer ação de email marketing, é preciso saber qual foi a taxa de abertura e a taxa de clique.

Se alguma ação não trouxe os resultados esperados, não se desespere. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que os números não vêm da noite para o dia. Além disso, algumas vezes nós erramos mesmo, e precisamos repensar a estratégia de conteúdo. Mude, arrisque, teste novos formatos e encontre aqueles que apresentam os melhores resultados para você.

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