Posts Recentes
Posts Em Destaque

Descubra a importância da pesquisa de mercado para sua empresa


Imagine que as vendas de uma empresa começam a despencar de um momento para o outro. Ou que os negócios estão indo bem e chegou a hora de investir para crescer. Ou, ainda, que alguém teve uma ideia promissora para lançar um novo produto no mercado.

Antes de realizar cortes no quadro de funcionários, fazer planos para montar um novo ponto de venda ou começar a produzir o produto inovador, é preciso entender melhor o cenário.

Por que as vendas estão caindo? Pode ser um problema no produto, no atendimento ou uma crise de imagem de marca. Para crescer, qual o melhor caminho? Ao invés de abrir um novo ponto de venda, talvez seja a hora de investir no e-commerce, por exemplo. E, antes de gastar tempo e dinheiro no novo produto, é importante saber se existe um mercado consumidor, se ele realmente resolve uma dor e conhecer os futuros concorrentes da novidade.

A pesquisa de mercado vai oferecer dados e informações para que se possa analisar o contexto e encontrar o caminho nessas e em diversas outras situações. Avalie a sua campanha publicitária antes de divulgá-la, conheça o comportamento do seu consumidor, meça a satisfação dos seus clientes e descubra o que as pessoas pensam sobre a sua marca.

Como fazer pesquisa de mercado

Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado. Dependendo da complexidade de um projeto, é necessário aplicar técnicas específicas de pesquisa e envolver especialistas de diferentes áreas do conhecimento, como antropologia, psicologia ou estatística. Nestes casos, será necessário contar com a ajuda de uma empresa de pesquisa de mercado, que vai indicar o método adequado e a melhor forma de obter os resultados.

Mas a maioria dos problemas de pesquisa podem ser resolvidos com projetos mais simples. As ferramentas de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, simples e acessíveis. Hoje, qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.

Principais tipos de pesquisa

Os tipos de pesquisa de mercado variam de acordo com os objetivos da sua pesquisa e com o perfil das pessoas que serão entrevistadas. É possível descobrir o que as pessoas pensam da sua marca e como ela está posicionada em relação à concorrência, por exemplo. Você também pode medir a satisfação do cliente ou dos seus funcionários com o ambiente de trabalho, entre outras opções.

Vou destacar aqui alguns dos principais tipos de pesquisa que uma empresa pode fazer:

Pesquisa de satisfação do cliente

Medir a satisfação do cliente é fundamental para quem busca a excelência. Ao saber se os seus clientes estão satisfeitos, é possível minimizar erros, encontrar pontos de melhoria, otimizar processos e gerir os recursos de forma mais eficiente.

Para fazer uma pesquisa de satisfação, é preciso que você tenha uma forma de contato com os seus clientes. O ideal é que você tenha um mailing para enviar o questionário por email, pois o custo é mais acessível do que por telefone. Além disso, a pesquisa por email vai ser mais fácil de analisar do que por telefone ou papel, por exemplo.

A melhor forma de fazer um questionário de satisfação é estabelecer uma escala e pedir para os clientes darem notas para diferentes aspectos do seu negócio. Por exemplo, utilize uma escala de 1 a 5, em que 1 é nada satisfeito e 5 é totalmente satisfeito.

Peça para os clientes darem uma nota geral de satisfação, utilizando essa escala, e depois avalie pontos específicos. Atendimento, preço, qualidade do produto, tempo de espera ou de entrega, localização, ambiente da loja, site e outros.

Veja quais são os aspectos mais relevantes para o seu negócio e avalie cada um deles. Outra pergunta interessante é perguntar quais as chances deles indicarem a sua empresa ou produto para os amigos.

Ao analisar os dados da sua pesquisa, veja quais são os itens mais bem avaliados e os menos avaliados. Procure investigar o que motivou as notas negativas e o que pode ser feito para melhorar a avaliação.

Pesquisa de hábitos de consumo

Você conhece os seus consumidores? Sabe quais são seus hábitos e suas preferências? Conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes é importante para que você possa definir ações, estratégias e processos de acordo com os interesses do seu público.

Entenda quais são as redes sociais que seus clientes mais acessam para definir sua estratégia de social media. Descubra se eles fazem mais compra online ou offline antes de investir em e-commerce. Avalie quais veículos de comunicação eles acompanham para fazer um planejamento de mídia.

Quais as formas de pagamento mais utilizadas? Onde pesquisam informações antes de realizar uma compra? Com qual frequência compram o seu produto? O que pesa na hora de escolher entre a sua marca e a dos concorrentes?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas em uma pesquisa de hábitos de consumo. Após conhecer as preferências do cliente, fica mais fácil se planejar e ter certeza que as suas ações vão agradar o seu público e atrair mais clientes.

Recomendado para você: Comportamento do consumidor: 5 formas eficazes de conhecer o seu cliente

Pesquisa de imagem de marca

Vamos fazer um exercício rápido: pense em uma marca. A primeira que vier à sua cabeça. Agora, pense em uma palavra que, para você, descreve essa marca.

Quando as pessoas veem sua marca, acessam o seu site, passam na frente da sua loja, recebem um panfleto na rua ou abrem um email marketing da sua empresa, elas automaticamente criam uma imagem da sua marca. A palavra que você associou à marca no exercício acima é o resultado de uma série de ações de branding e da sua própria experiência com a marca.

O trabalho de branding consiste em fazer a gestão da marca para que ela seja reconhecida, valorizada e associada aos atributos que mais importam. O branding envolve desde a identidade visual até a forma como o cliente é recebido nos pontos de venda, passando pela comunicação e todos os outros aspectos que envolvem a marca.

A pesquisa de imagem de marca fornece dados para auxiliar o trabalho de branding ou para medir os resultados das ações. O objetivo da pesquisa de imagem é descobrir o que os consumidores pensam sobre sua marca. Quais valores e conceitos estão associados à sua imagem? Como sua marca está posicionada em relação à concorrência?

Algumas perguntas não podem faltar em uma pesquisa de imagem de marca. Perguntar qual a primeira palavra que vem à mente ao ouvir o nome da marca, como fizemos no início deste tópico, pode oferecer insights surpreendentes. Fazer uma lista de adjetivos positivos e negativos e pedir para que os entrevistados marquem aqueles que mais combinam com a marca também pode te ajudar a descobrir seus atributos.

Avalie se os atributos que você considera mais importantes são aqueles percebidos pelo cliente. Se não for, talvez seja a hora de rever a estratégia de comunicação.

Pesquisa de teste de campanha

Por falar em comunicação, avaliar a sua campanha antes de colocá-la no ar é uma forma eficaz de minimizar desgastes da imagem e desperdício de tempo e dinheiro. É possível testar a campanha como um todo, apenas algumas peças ou só o conceito da campanha.

Através das ferramentas digitais da pesquisa de mercado, ficou mais fácil e rápido fazer o pré-teste da campanha. Basta inserir vídeos e fotos no seu questionário para que o consumidor possa experimentar a campanha. Como ele vai responder a pesquisa em seu lugar de conforto, seja casa, trabalho ou pelo smartphone, a situação fica mais próxima do real, onde o consumidor seria impactado pela campanha. Isso aumenta a credibilidade dos resultados.

Pesquisa com colaboradores

As pesquisas são excelentes para você conhecer melhor seu cliente. Mas há um outro público que é muito importante conhecer de perto: seus colaboradores. Primeiramente, é evidente a importância que a sua equipe tem para sua empresa. Sem eles, não existiria produto para vender, marca para gerir, campanha para divulgar ou processos para otimizar.

Por isso, medir a satisfação dos funcionários é extremamente importante. Entender se a sua empresa propicia um bom ambiente de trabalho e se os colaboradores estão motivados pode melhorar as relações interpessoais, aumentar o engajamento da equipe com os objetivos da empresa e reter talentos.

Além disso, os funcionários normalmente tem um contato mais próximo com os clientes do que a diretoria ou os sócios da empresa. Além de serem importantes potencializadores da marca, eles também são importantes fontes de informação. Independentemente da função que exerce, o colaborador pode identificar falhas, sugerir melhorias, antecipar problemas e apontar oportunidades, e poucas empresas abrem canais para ouvir o que ele tem a dizer.

Existem diversas pesquisas que podem ser feitas com os colaboradores. Pesquisas de clima organizacional, por exemplo, ajudam a entender a satisfação e motivação da equipe. Elas também avaliam se há algum problema de relacionamento mais preocupante nas relações entre áreas ou entre as funções hierárquicas, por exemplo.

Faça pesquisas para avaliar a satisfação dos funcionários, tanto com o próprio trabalho quanto com o produto que a empresa oferece. Além disso, um exercício que traz excelentes resultados é aplicar em sua equipe interna o mesmo questionário de imagem de marca que foi feito com os consumidores.

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • Twitter Basic Square

Desde 2016 - 2020  ® Todos Direitos Reservados a Agência X10 Publicidade e Marketing Digital