Pesquisa de Mercado: o que é, como fazer?
No dia a dia do seu trabalho, como você costuma tomar decisões importantes? A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta estratégica que ajuda gestores e profissionais de diferentes áreas a tomar decisões com mais segurança.
Aprenda tudo o que você precisa saber sobre pesquisa de mercado e descubra como aproveitar os benefícios da pesquisa na sua empresa. Veja o que você vai aprender neste post:
O que é pesquisa de mercado
Por que fazer uma pesquisa de mercado
A importância da pesquisa de mercado para sua empresa
Como fazer pesquisa de mercado
Principais tipos de pesquisa
Passo a passo da pesquisa de mercado online
Como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online
Dúvidas mais comuns sobre pesquisa de mercado
Resultados de pesquisa de mercado
O que é pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é um tipo de estudo que consiste na coleta e interpretação de informações para gerar insights e dar suporte no processo de tomada de decisões. A partir de um problema específico, define-se a melhor metodologia para coletar os dados necessários.
Dependendo dos objetivos da pesquisa, pode-se fazer uma pesquisa quantitativa ou qualitativa, e também estudos com questionários simples ou projetos mais complexos, que envolvem profissionais de diferentes áreas do conhecimento.
Por que fazer uma pesquisa de mercado
Não importa o tamanho do seu negócio.
Seja em um pequeno negócio local, em uma empresa familiar, startup ou multinacional, o dia a dia de qualquer empresa é pautado por inúmeras decisões que, em conjunto, vão definir o sucesso ou fracasso do empreendimento.
Em mercados cada vez mais competitivos, é preciso tomar as decisões certas para poder prosperar. De acordo com dados do Sebrae, um quarto das empresas abertas no Brasil fecha as portas antes de completar dois anos de existência. Metade quebra antes dos cinco anos de vida.
Os números não são nada animadores e mostram a importância de agir sem cometer erros. E só existe uma forma de se tomar decisões inteligentes: baseando-se em informação. Sem conhecer seu mercado, seus consumidores e a concorrência, é difícil fazer boas escolhas.
A pesquisa de mercado é o melhor caminho para obter as informações que você precisa para tomar decisões com base em dados e não em achismos. Ter intuição e faro para os negócios é um ótimo diferencial, mas em meio a tantos desafios, não dá para contar só com isso, não é mesmo?
A importância da pesquisa de mercado para sua empresa
Imagine que as vendas de uma empresa começam a despencar de um momento para o outro. Ou que os negócios estão indo bem e chegou a hora de investir para crescer. Ou, ainda, que alguém teve uma ideia promissora para lançar um novo produto no mercado.
Antes de realizar cortes no quadro de funcionários, fazer planos para montar um novo ponto de venda ou começar a produzir o produto inovador, é preciso entender melhor o cenário.
Por que as vendas estão caindo? Pode ser um problema no produto, no atendimento ou uma crise de imagem de marca. Para crescer, qual o melhor caminho? Ao invés de abrir um novo ponto de venda, talvez seja a hora de investir no e-commerce, por exemplo. E, antes de gastar tempo e dinheiro no novo produto, é importante saber se existe um mercado consumidor, se ele realmente resolve uma dor e conhecer os futuros concorrentes da novidade.
A pesquisa de mercado vai oferecer dados e informações para que se possa analisar o contexto e encontrar o caminho nessas e em diversas outras situações. Avalie a sua campanha publicitária antes de divulgá-la, conheça o comportamento do seu consumidor, meça a satisfação dos seus clientes e descubra o que as pessoas pensam sobre a sua marca.
Como fazer pesquisa de mercado
Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado. Dependendo da complexidade de um projeto, é necessário aplicar técnicas específicas de pesquisa e envolver especialistas de diferentes áreas do conhecimento, como antropologia, psicologia ou estatística. Nestes casos, será necessário contar com a ajuda de uma empresa de pesquisa de mercado, que vai indicar o método adequado e a melhor forma de obter os resultados.
Mas a maioria dos problemas de pesquisa podem ser resolvidos com projetos mais simples. As ferramentas de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, simples e acessíveis. Hoje, qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.