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Infográfico como ferramenta de marketing digital

  • Foto do escritor: agenciax10
    agenciax10
  • 6 de dez. de 2019
  • 4 min de leitura

Se você está dentro das estratégias de marketing digital, com certeza sabe que o infográfico é uma excelente maneira de atrair não apenas a atenção do usuário como também outros blogs e sites.

Mas se você for novo por aqui, vamos falar rapidamente sobre o que usar, para depois mostrar como dá a sua aplicação e quais são as suas vantagens.

O infográfico nada mais é que uma maneira mais atraente de mostrar informações e dados, por meio de imagens e textos ilustrativos.

Eles são excelentes para quem deseja oferecer uma boa experiência ao usuário, tendo em vista que as pessoas aprendem mais observando figuras e imagens (pelo menos é o que aponta como pesquisas).

E uma experiência do usuário é um critério de ranqueamento bastante relevante para o Google. Ou seja, você pode procurar nos primeiros resultados nas páginas de buscas, utilizar um infográfico pode ser uma grande ideia.

Mas como produz-los? Como fazer um de qualidade? Continue aqui com as pessoas que vamos mostrar os aspectos essenciais para usar um infográfico com eficácia.

Infográfico como ferramenta de marketing digital

Para destacar em um ambiente tão competitivo como a Internet, o produtor de conteúdo precisa usar como estratégias mais efetivas. E entre elas está a aplicação de infográficos.

Mas nada vai adiantar se o conteúdo for feito de qualquer maneira, se o formato não for adequado, se uma informação contida não for relevante e, acima de tudo, se o usuário não ficar satisfeito. Afinal de contas, toda postagem tem como objetivo principal agradar ou público.

O infográfico é bastante eficaz porque ele facilita o entendimento do usuário. Por ser feito a partir da união de textos e ilustrações, acaba ativando mais partes do cérebro, acelerando a captação da mensagem.

De certa maneira, a construção de um infográfico deve responder a um questionamento através de um conteúdo interessante e atraente. Se isso for feito, há grandes chances de o usuário continuar no seu site / blog e compartilhar como todas as informações contidas.

Nada mal, não é o mesmo?

Construindo um infográfico

Para construir um infográfico, você deve ter em mente que essa é uma forma de sanar uma dúvida do seu público. Essa resposta pode ser dada em um texto do blog, em um vídeo, em uma postagem no Instagram ou em outros formatos.

Mas se você achou que poderia usar um infográfico interessante, é importante saber ou que é preciso fazer uma qualidade.

Para você ver como esse modelo tem tornado cada vez mais eficiente, nos últimos seis anos houve um aumento de 800% na construção de infográficos.

Um crescimento e tanto, não?

O melhor de tudo é que para fazer um conteúdo desse tipo você não precisa investir um centavo. Hoje em dia, no mercado diversas plataformas, é possível criar intuitivamente um material bastante rico.

Entretanto, nada adianta uma parte gráfica ser atraente se o conteúdo não estiver à altura. Por isso é muito importante que as informações sejam relevantes para o seu usuário.

Caso contrário, ele não ficará muito tempo na sua página nem vai compartilhar o conteúdo com outras pessoas.

Fonte: Pexels.com

Para fazer um bom infográfico, você precisará de três elementos: texto, imagens e gráficos.

  • Texto: os textos não precisam ser longos. Eles devem ser concisos e indicar maneira objetiva ou que está representado na imagem ou no gráfico;

  • Gráficos: eles devem ser atrativos e dinâmicos. Misture vários formatos como pizza ou barra. Como os núcleos também são excelentes para dar mais destaque visual, o excesso pode acabar prejudicando a mensagem.

  • Imagens: como imagens vão conversar com os textos e gráficos, então adquira as medidas corretas. Como os núcleos também devem ser usados ​​com atenção, seguindo uma paleta de núcleos do seu site, blog ou empresa. Isso ajuda na associação do usuário à sua marca.

Além disso, é importante que você tenha em mente qual é o objetivo desse infográfico. É para aumentar as visitas ao site? É um conteúdo de topo de funil? Fundo de funil? Decidir que isso vai ajudar na construção e na divulgação do infográfico.

O que você pode ajudar bastante antes de criar esse material é criar um esboço (pode até ser um papel igual) de como você espera que fique toda a idéia, desenho, textos, núcleos. Fica até mais fácil de materializar tudo depois.

Dica: utilize sempre um CTA no infográfico.

O CTA vai ajudar a indicar o usuário a ação que você espera dele. Você quer que ele compartilhe? Então peça para ele compartilhar. Quer que ele baixe algum e-book? Então fale o que ele deve fazer.

Exemplo de infográfico

Depois de falar ou que um bom infográfico deve conter, chegou a hora de mostrar um bom exemplo. Se você observar bem, vai perceber que ele contém todos os pontos que citam no texto acima.

O infográfico abaixo foi construído pela Evolut Escolas Técnicas, e mostrou um raio x dos cursos técnicos no Brasil.

Veja que existe uma harmonia entre os textos e ilustrações, além dos núcleos chamar a atenção do usuário. O conteúdo também é bastante atrativo para quem está lendo, pois os alunos e interessados ​​no ensino técnico têm curiosidade em saber quais são os cursos mais valorizados e quais os valores altos.

Isso contribui para o compartilhamento espontâneo, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao material. Esse é o tipo de divulgação esperada por quem publica um infográfico, pois valoriza ainda mais o conteúdo.

Além disso, quanto mais tempo o usuário fica lendo no infográfico, melhor para o ranqueamento do Google. Juntando aos outros critérios aplicáveis ​​pelo mecanismo de pesquisa, as chances da página aparecem entre os primeiros resultados ainda maiores

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