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Como medir e melhorar seu ROI de marketing digital


Quando se trata de marketing digital, geralmente pensamos bastante em coisas como "conteúdo viral" e "engajamento".

Como medir e melhorar seu ROI de marketing digital

Quando se trata de marketing digital, geralmente pensamos bastante em coisas como “conteúdo viral” e “engajamento”. Embora essas palavras-chave da indústria possam ser tentadoras, a verdade é que esses elementos do marketing digital não contam a história toda.

Essas métricas não podem fornecer uma imagem clara de como o tempo, dinheiro e esforço investidos nos esforços de marketing digital da sua marca afetam os resultados da sua empresa.

Se você deseja entender melhor como as diferentes partes móveis de suas campanhas de marketing digital estão afetando seus negócios, é necessário avaliar o ROI do marketing digital.

Medir o retorno do investimento é a única maneira de saber com certeza se você está alocando seu orçamento com eficiência e aproveitando ao máximo seus gastos com marketing.

Abaixo, vamos nos aprofundar no que é o ROI de marketing digital e como você pode mensurá-lo para o seu próprio negócio. Também forneceremos uma lista rápida de dicas úteis e acionáveis ​​que você pode usar para melhorar seu retorno do investimento ao longo do tempo.

O que é ROI de marketing digital?

O ROI do marketing digital é a medida dos lucros ou prejuízos que você gera em suas campanhas de marketing digital, com base na quantia investida.

Em outras palavras, essa medida informa se você está obtendo o valor do seu dinheiro com suas campanhas de marketing. Se você tem um retorno positivo do investimento, significa que suas campanhas estão gerando mais dinheiro do que você está gastando nelas.

Demonstrar o ROI do marketing digital é importante porque, sem medir isso, você está essencialmente cego no marketing.

O que queremos dizer com isso é que, se você não medir o sucesso de suas campanhas ao longo do tempo, não saberá o que está funcionando e o que não está.

E se você não medir o ROI de suas campanhas, não saberá ao certo se está desperdiçando dinheiro ou gastando seu orçamento de marketing digital com sabedoria.

Medir o ROI do marketing digital também é importante do ponto de vista da melhoria. Depois de identificar quais áreas não estão apresentando um desempenho tão bom quanto você esperava, você pode analisar esses aspectos de suas campanhas e tomar medidas práticas para melhorar.

Conhecer o ROI de diferentes aspectos de suas campanhas ajuda a entender melhor onde você deve alocar seu orçamento de marketing para obter melhores resultados.

Esses são apenas alguns dos problemas que a maioria das organizações considera como obstáculos para provar o ROI do marketing digital.

Como medir o ROI do marketing digital

Determinar o seu ROI de marketing digital não é tão fácil quanto olhar quanto dinheiro as diferentes campanhas trazem e compará-lo ao custo.

Nem todas as campanhas têm uma meta final de conversão.

Algumas campanhas são destinadas a aumentar a conscientização. Enquanto outros tentam atrair clientes para o funil de marketing .

Por fim, como medir o ROI do marketing digital dependerá de quais são seus objetivos exclusivos. Existem tantos dados disponíveis no Google Analytics que podem fazer sua cabeça girar.

É por isso que reunimos uma lista das métricas de marketing digital mais comuns usadas para ajudá-lo a avaliar o ROI:

1. Taxa de Conversão

A taxa de conversão é uma das métricas mais populares usadas para rastrear o retorno do investimento ao longo do tempo. Se o objetivo de suas campanhas de marketing for converter, as métricas de conversão informarão o quão bem você está atingindo esse objetivo.

Isso indica o que você está fazendo bem e onde você pode alocar seus recursos para obter melhores resultados e melhor retorno do investimento.

Quando se trata de taxas de conversão, há algumas coisas que você deseja procurar.

Uma delas são as taxas de conversão por canal . Saber de onde vem o tráfego é apenas metade da batalha.

Você também deseja verificar quais canais estão melhor convertendo. Se você descobrir que alguns de seus canais se convertem melhor que outros, convém investir mais nesses canais para ajudar a melhorar o ROI.

Você também deve observar as taxas de conversão por dispositivo .

Se você achar que um dispositivo tem desempenho de conversão inferior ao estelar, mas altas taxas de tráfego, é hora de reavaliar suas campanhas para esse dispositivo.

Por exemplo, o celular geralmente gera muito tráfego. Mas muitas marcas têm dificuldade em converter usuários móveis. Quando você vê essa tendência para o seu próprio negócio, é hora de começar a repensar suas campanhas de marketing digital para celular.

2. Custo por chumbo

Se o objetivo da sua campanha de marketing digital é coletar novos leads para o fechamento da sua equipe de vendas, você precisa avaliar quanto está pagando por cada novo lead. Isso ajudará você a determinar qual é o seu retorno do investimento para essa campanha específica.

Para calcular o custo por lead, divida o total de gastos com anúncios ou campanhas pelo número total de leads atribuídos a essa campanha. Se você achar que o custo de cada lead é maior do que o que você pode produzir ao fechar esses leads, não estará obtendo um retorno positivo do investimento.

3. Taxa de fechamento do lead

Também é importante monitorar sua taxa de fechamento de leads. Isso é algo que você já pode estar fazendo por conta própria. Mas há uma boa chance de que essas informações não estejam sendo integradas às análises on-line que você coleta.

Observar sua taxa de fechamento de leads fornece uma idéia melhor de quão efetivas são suas campanhas de marketing digital, o que contribui para o retorno do investimento.

Verifique sua taxa de fechamento de leads em relação aos leads que estão sendo gerados. Isso ajudará você a entender o quão lucrativas são as suas campanhas de marketing.

Você também pode usar essas informações como referência para novas campanhas de marketing digital. Se você achar que novas campanhas estão fechando leads a uma taxa menor que a média, talvez seja hora de fazer alguns ajustes.

E se você tem um vendedor ou um gerente de desenvolvimento de negócios, também deve ficar de olho nessa métrica. Essa proporção o ajudará a avaliar se eles são eficazes no que estão fazendo. Ele informa a porcentagem de leads que eles obtêm que realmente se converte em vendas. Embora existam outras coisas que possam determinar sua eficácia em seu trabalho, essa métrica aproximada de lead é definitivamente uma delas.

4. Custo por aquisição

Seu custo por aquisição indica quanto custa, em média, adquirir um novo cliente. Para calcular o custo por aquisição, divida seus custos totais de marketing pelo número de vendas geradas.

Saber quanto custa adquirir uma nova venda ajuda a entender melhor o retorno do investimento. Se você está gastando mais para adquirir um cliente do que ele realmente atrai para sua empresa, você tem um retorno negativo sobre o investimento. Isso sugere que você precisa revisitar suas campanhas de marketing e encontrar maneiras de reduzir seu custo por aquisição.

5. Valor Médio do Pedido

O valor médio do pedido (AOV) é outra métrica importante que pode ajudá-lo a entender melhor seu ROI de marketing digital. Essa métrica rastreia o valor médio em dólares gasto quando um cliente faz um pedido. Para calcular a AOV, você dividirá a receita total pelo número de pedidos.

Embora toda empresa queira ver o número de pedidos aumentar ao longo do tempo, também é valioso prestar atenção ao valor médio de cada pedido. Ser capaz de aumentar o valor médio de um pedido em até uma pequena porcentagem pode resultar em milhares de dólares em novas receitas!

Melhorar a AOV geralmente é tão simples quanto fornecer uma melhor experiência ao usuário ou mostrar de forma mais eficaz as oportunidades de venda ou venda cruzada.

6. Valor da vida do cliente

O valor da vida útil do cliente é uma medida vital para entender seu ROI de marketing digital. Essa métrica indica o que o consumidor médio gastará ao longo da vida como cliente.

Embora os custos iniciais de aquisição do cliente sejam importantes, o uso dessa métrica também permitirá que você entenda melhor o valor geral do cliente.

Por exemplo, digamos que custa US $ 100 para adquirir um cliente. E esse cliente faz uma compra inicial de US $ 100. À primeira vista, isso não fornece um ROI positivo. No entanto, se esse mesmo cliente gastar US $ 100 todos os meses no futuro próximo, o investimento inicial de US $ 100 valerá a pena.

Quando você analisa o lucro a longo prazo que pode obter de um cliente, ele oferece uma nova perspectiva sobre os custos iniciais de aquisição e seu ROI.

Obviamente, você não perderá uma perda inicial para todos os clientes iniciantes. Mas a capacidade de ver além da primeira compra oferece uma visão mais precisa do ROI.

ROI usando táticas de marketing digital

A seguir, estão algumas métricas gerais que você pode usar para medir o ROI de suas campanhas de marketing. No entanto, é importante observar que as métricas usadas para avaliar suas campanhas dependerão, em última análise, de quais táticas você está usando em suas campanhas.

As métricas usadas para medir o ROI do marketing por email não são as mesmas que você pode usar para as mídias sociais.

Lembre-se de que as métricas usadas para medir o ROI em diferentes canais de marketing dependerão de suas metas e objetivos.

Com isso em mente, aqui está uma lista rápida de métricas que você pode usar para medir o ROI do marketing digital com base nas táticas usadas:

  • E – mail – taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de rejeição, taxa de cancelamento de assinatura, conversões e leads adquiridos.

  • Mídias sociais – taxas de engajamento, taxa de cliques e cliques, conversões, leads adquiridos e novos fãs ou seguidores.

  • Páginas de destino – Tráfego, visitantes únicos, visitantes recorrentes, total de visualizações de página, tempo gasto na página, ações executadas e conversões.

  • Blogs – Tráfego, cliques, tempo gasto na página, visitantes únicos, visitantes recorrentes, ações realizadas e conversões.

Comparações ano a ano

Ao comparar seus dados de ROI, evite comparar os dados mês a mês. As comparações mês a mês não levam em consideração certas anormalidades ou coisas como demandas sazonais.

Em vez disso, dê uma olhada nas comparações ano a ano. Isso lhe dará uma idéia melhor de como suas campanhas de marketing digital estão melhorando com o tempo.

A maioria das empresas nem tem certeza se está satisfeita com o ROI … provavelmente porque não sabe como mensurá-lo!

4 maneiras de melhorar seu ROI de marketing digital

Depois de começar a medir seu ROI de marketing digital, você pode começar a procurar áreas de melhoria. Abaixo estão apenas algumas dicas para melhorar sua capacidade de medir o ROI e aumentar os resultados da sua empresa:

1. Identifique claramente seus objetivos desde o início.

Como mencionamos acima na seção de medição de ROI, você precisa saber quais são os objetivos da sua campanha antes de começar a medir o ROI do marketing digital. Se seus objetivos não forem claros, é bem provável que você não esteja usando as métricas corretas para acompanhar seu ROI.

O primeiro passo para medir e melhorar o retorno do investimento em marketing digital é identificar objetivos claros que permitem alcançar resultados objetivos.

Evite objetivos vagos e pouco definidos, como “aumentar a conscientização” ou “criar mais conversões”. Em vez disso, verifique se suas metas são SMART – específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

Verifique se todos os objetivos que você define para o marketing digital são INTELIGENTES.

Você pode fazer isso começando com um objetivo vago e tornando-o mais inteligente. Por exemplo, digamos que sua meta para uma campanha específica seja aumentar as conversões. Você precisa garantir que isso seja mais específico e mensurável.

Talvez – “Converta 20% dos leads em clientes” seja seu objetivo. Então, você precisa se certificar de que isso é um prazo. Portanto, adicionar uma linha do tempo como “no terceiro trimestre” ou “em seis meses” garante que você tenha um objetivo de concluir sua meta.

Quanto possível e relevante, isso depende da sua campanha em particular. Certifique-se de escolher uma medida que possa ser alcançada no prazo que você especificou.

Além disso, verifique se o objetivo escolhido foi relevante para seus objetivos gerais e para a campanha de marketing digital em questão.

O desenvolvimento de metas SMART para cada campanha antes de implementar as táticas é uma ótima maneira de garantir que você esteja no caminho certo para o sucesso. Sem metas claramente definidas, você não poderá medir seu ROI adequadamente. E se você não pode medir o ROI, não consegue encontrar maneiras de melhorá-lo.

2. Use KPIs diretamente relacionados aos seus objetivos.

Depois de definir claramente metas e objetivos, é necessário garantir que você esteja escolhendo KPIs que estejam alinhados com essas metas. KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, são as principais métricas ou maneiras de medir seu progresso em direção a essas metas. Os KPIs para SEO serão diferentes dos KPIs para email marketing ou social. Se você não possui KPIs em vigor, não tem como saber o quão perto está de alcançar esses objetivos.

Lembre-se do seguinte ao desenvolver seus KPIs de marketing digital.

Certifique-se de que os KPIs escolhidos estejam relacionados às metas que você estabeleceu. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar as conversões, você pode usar métricas que lidam com as vendas para medir o progresso em direção a essas metas de conversão.

Usando KPIs para acompanhar o progresso, você poderá ver o quão perto está de alcançar seus objetivos.

Os KPIs não apenas ajudam a acompanhar o progresso em direção às metas da sua campanha. Mas eles permitem que você defina expectativas claras para sua equipe de marketing.

Com os KPIs em vigor, você pode impedir qualquer comunicação incorreta ou mal-entendido sobre o que você está tentando alcançar. Sua equipe de marketing sabe exatamente como o sucesso da campanha será medido para que eles possam se concentrar em encontrar maneiras de melhorar essas métricas.

3. Teste diferentes segmentações, ofertas, frequência e mensagens.

Os testes são uma parte vital da melhoria do ROI do marketing digital. Isso não apenas ajuda a melhorar o desempenho de campanhas individuais de marketing digital, mas também ajuda a descobrir novos insights que podem ser aplicados à sua estratégia de marketing digital mais ampla.

A única maneira de saber com certeza quais elementos de suas campanhas de marketing digital estão afetando seu sucesso é testá-los. Você pode executar testes A / B em diferentes aspectos de suas campanhas de marketing digital para ver quais elementos fornecem melhores resultados. Do email marketing ao conteúdo de mídia social e aos anúncios PPC , todos os elementos de suas campanhas podem se beneficiar de testes completos.

Ao realizar um teste A / B, você deve escolher apenas um elemento da sua campanha para testar. Por exemplo, se você estiver testando uma página de destino, poderá começar com o título. Altere a cópia do título em uma versão de teste e mantenha a outra igual. Em seguida, teste cada um para ver qual é o melhor.

Ao executar um teste A / B, altere apenas um elemento de cada vez para saber qual variável está afetando o desempenho.

Depois de saber quais elementos de suas campanhas apresentam melhor desempenho, você poderá fazer alterações estratégicas nas campanhas de marketing atuais e futuras. E isso não se aplica apenas aos mesmos tipos de campanha. Você pode aplicar alterações em diferentes campanhas nos canais e nas táticas.

Por exemplo, digamos que você encontre um certo tipo de mensagem que ressoe melhor com seus anúncios PPC ou Facebook . Você pode não apenas fazer alterações nas mensagens de anúncio PPC, mas também transportá-las para outros elementos do seu marketing digital, como mensagens de email marketing.

4. Identifique e aproveite importantes oportunidades de melhoria.

Não basta apenas rastrear as métricas escolhidas ao longo do tempo. Se você realmente deseja melhorar o ROI, precisa ajustar suas campanhas com base no que encontra. Os dados em si não são a parte mais importante das medidas da sua campanha de marketing digital. São os insights vitais que você obtém ao analisar esses dados que o ajudarão a expandir sua marca.

Depois de fazer algumas experiências e continuar acompanhando as medições ao longo do tempo, você começará a perceber algumas tendências ou áreas de oportunidade. É imperativo que você aproveite essas oportunidades para melhorar. Execute novos testes com base no que você encontra para encontrar continuamente novas maneiras de tornar suas campanhas ainda melhores do que antes.

Por exemplo, digamos que você esteja usando conversões por dispositivo como uma de suas métricas. Ao medir essa métrica ao longo do tempo, você descobre que certos dados demográficos da sua população, como faixas etárias mais jovens, preferem usar dispositivos móveis. Se você deseja melhorar o ROI aumentando as conversões nesses dispositivos, considere personalizar suas mensagens e ofertas em campanhas para dispositivos móveis para atrair esse segmento da população-alvo.

Alguns outros fatores que você pode considerar ao analisar seus dados e procurar novas oportunidades são os diferentes canais que você está usando para campanhas, bem como a hora do dia ou o dia da semana que as pessoas tendem a converter. Observar esses elementos ajudará a otimizar melhor quando você publica o marketing de conteúdo ou lança anúncios como parte de suas campanhas de marketing digital.

Considerações finais sobre o ROI do marketing digital

A única maneira de melhorar suas campanhas de marketing digital é saber onde você está com o desempenho atual da sua campanha. O ROI do marketing digital é uma das maneiras mais precisas de medir o sucesso da sua campanha ao longo do tempo. Essa medida ajuda a vincular o sucesso da campanha aos seus resultados gerais de negócios, que geralmente são negligenciados quando se trata de medidas de marketing.

É importante lembrar que você precisa começar com objetivos específicos e mensuráveis ​​antes de começar a medir o ROI do marketing digital. As métricas usadas para medir o retorno do investimento dependerão de suas metas e dos canais que você está usando para executar essas metas. Não importa quais canais você use ou como avalie o ROI, a chave para a melhoria é a medição e o ajuste contínuos.

Melhorar seu ROI de marketing digital pode ser um pouco complicado. Com tantas peças móveis em suas campanhas de marketing digital, pode ser difícil decidir quais áreas de suas campanhas precisam ser ajustadas. Sem mencionar, lidar com todos esses dados pode ser esmagador, especialmente se você não sabe o que está procurando.

É por isso que pode ajudar a obter algumas orientações de uma agência de marketing digital . Se você não gosta de dados ou se está apenas tentando obter o retorno do investimento que esperava com suas campanhas de marketing digital, entre em contato conosco . Teremos o maior prazer em dar uma olhada no que você está fazendo no momento e ajudá-lo a encontrar as maneiras mais eficazes de melhorar suas campanhas.

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