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Conheça dicas para investir no Google AdWords


Por mais que você ainda seja novato no universo do marketing digital, já deve ter se deparado com o Google AdWords, certo? Relembrando: estamos falando do sistema de anúncios via links patrocinados disponibilizados pela gigante das buscas que faz toda a diferença na estratégia digital de qualquer empresa.

A ideia do AdWords é simples: cada vez que um usuário busca por um termo, o Google exibe, na página de resultados, anúncios condizentes com o tema. Assim, ao pesquisar por melhores tênis de corrida , o internauta vai visualizar anúncios de lojas de calçados. Em outras palavras: a propaganda é exibida diretamente para o público interessado.

E tem mais: além de ser uma ótima maneira de atingir o lead certo, o AdWords é conhecido por seu baixo custo ! Mas não é por custar pouco que você deve tratar esse recurso com menos cuidado, ok? Saber como investir no Google AdWords é o que realmente vai definir se a ação terá sucesso financeiro ou não. E vamos ajudá-lo a chegar lá no post de hoje.

Comece planejando as palavras-chave

O AdWords usa palavras-chave para definir quais anúncios serão exibidos em cada tipo de pesquisa. É claro que você vai sempre usar termos pertinentes para seu negócio — como balanceamento de carros para oficinas e assim por diante. O problema é que existem palavras-chave mais concorridas que outras, o que impacta diretamente no preço.

Além de serem mais caras, algumas também podem ser óbvias demais, o que significa que várias empresas apostam nelas. Nesse cenário, o risco do seu negócio ficar para escanteio não deve ser ignorado.

A dica aqui é bem simples e eficaz: lance mão de um planejador de palavras-chave para avaliar a popularidade de cada termo, procurando por palavras que não sejam tão batidas. Dessa maneira, você consegue atingir um custo real do anúncio mais barato e ainda ganha com buscas que seu concorrente não está prestando atenção.

Use a geolocalização a seu favor

Pode até parecer tentador investir em publicidade para aparecer em qualquer computador, celular ou tablet brasileiro — especialmente para quem trabalha com e-commerce. Mas o ideal mesmo é que a empresa avalie se é realmente necessário investir em AdWords para buscas feitas no país inteiro. Afinal, quanto maior o alcance, maior o custo da campanha.

Pensando nisso, se sua loja virtual é especialista na venda de pranchas de surfe, por exemplo, não faz muito sentido investir em anúncios para internautas mineiros ou goianos, certo? Também é preciso levar em conta a capacidade logística. Se seu e-commerce está em Recife, você seria capaz de oferecer preços competitivos para fretes no Mato Grosso do Sul?

O Google sabe a origem de cada pesquisa. E esse dado que pode ser triangulado a partir de redes de internet banda larga, 3G e 4G, além do próprio GPS de cada celular. Sendo possível oferecer anúncios que atinjam regiões específicas, nossa dica é: comece anunciando na região em que sua loja tem sede e vá expandindo na medida em que sentir o aumento da demanda e der conta da logística.

Faça a segmentação dos anúncios

Acredite: o Google sabe mais sobre o internauta do que sobre a cidade de onde ele está fazendo sua pesquisa. Por isso, é possível direcionar pesquisas para determinadas faixas de idade e de renda ou até de acordo com preferências específicas. E isso é importante para qualquer campanha de marketing. Afinal, falar com quem realmente quer te escutar é a melhor maneira de criar propagandas precisas!

Pensando nisso, avalie bem o público-alvo da sua empresa e até mesmo de cada produto anunciado. Uma mesma loja de camisetas pode anunciar modelos com temas nerd para pessoas acostumadas a pesquisar assuntos de interesse dessa audiência, enquanto mostra camisas de bandas para quem procura frequentemente por músicas novas.

Só vale lembrar que a segmentação não se restringe ao perfil do público. Entre as opções disponíveis estão a possibilidade de escolher sites específicos para a exibição dos anúncios, garantindo uma origem de tráfego qualificado, e até mesmo escolher a hora e o dia da semana em que os anúncios serão realizados.

Aliás, essa última possibilidade também é importante para controlar o orçamento da campanha, já que manter anúncios online 24 horas por dia pode se traduzir em desperdício de dinheiro. Afinal de contas, se você pode escolher horários de picos de acesso para colocar seus links patrocinados no ar, por que não fazê-lo?

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