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Marketing Digital: seu aliado no combate à crise causada pelo Coronavírus


Tomar decisões rápidas e assertivas é uma das melhores maneiras de lidar com crises, como a provocada pelo Coronavírus (COVID-19). E não podia ser diferente para o setor da hotelaria: mesmo em momentos difíceis, é através de ações simples que hotéis do país reduzirão os prejuízos do período. Nesse momento, a tecnologia nos auxilia com a possibilidade de estarmos mais próximos mesmo à distância. Quer descobrir como enfrentar a crise provocada pelo Coronavírus? Acompanhe este artigo e confira dicas fundamentais de como usar o Marketing Digital aliado aliado no combate à crise causada pelo Coronavírus.

5 dicas de Marketing Digital para combater a crise

A chave para o sucesso na gestão de crise nos próximos meses, certamente, será a comunicação. Ter uma comunicação clara com funcionários é fundamental, mas é ainda mais importante apostar em um marketing informativo para os hóspedes também. Existem pelo menos 5 estratégias que podem fazer toda a diferença para seu hotel. Confira!

1. Divulgue nas redes sociais as medidas de proteção implementadas pelo hotel

O primeiro passo é deixar claro que o hotel se preocupa com a segurança de funcionários e hóspedes. Isso é possível através de posts nas redes sociais, mostrando todas as medidas que o hotel está adotando para passar pelo surto sem pôr em risco a saúde de quem está no estabelecimento.

2. Faça uma publicação no blog informando as soluções adotadas

O blog também é uma das ferramentas mais importantes na hora de abrir um diálogo franco com hóspedes e futuros clientes. O ideal é que o hotel explique de forma detalhada todas as soluções adotadas para enfrentar a situação. Hotéis, como o Verdemar, já estão colocando a estratégia em prática. Aproveite esse momento e gere ainda mais conteúdo de valor para o cliente. Tire boas fotos e faça vídeos instigantes, e use todo esse material em posts detalhados no blog do hotel. Além disso, também faça posts altamente informativos, ensinando os viajantes inveterados a se protegerem durante os próximos meses.

3. Conte com uma estratégia de e-mail marketing

Uma alternativa eficiente para informar hóspedes, clientes fiéis e pessoas que já fizeram reserva no hotel é a criação de campanhas de e-mail marketing. Enviar e-mails informando o posicionamento do hotel, principalmente quanto ao seu funcionamento nos próximos dias e meses, é o mais importante.4. Entre em contato com as pessoas que fizeram reserva

Nesse momento, é importante que o hotel seja proativo e rápido. Entre em contato com todas as pessoas que já fizeram reserva no hotel e informe sobre o funcionamento do estabelecimento, além de oferecer alternativas de reagendamento da reserva. Dessa forma, o hotel evita uma onda de cancelamentos e consegue planejar melhor os próximos meses.

5. Use a força dos vídeos

Grave vídeos para o YouTube e Instagram, mostrando para o público os procedimentos que o hotel está realizando para garantir a segurança de todos. Essa estratégia pode ser usada juntamente com outras, como a publicação no blog. O ideal é que o vídeo seja o mais ilustrativo possível. Mostre cenas em que os funcionários do hotel realizam a limpeza do local, além de apontar visualmente todas as outras medidas já adotadas. Além disso, tenha um posicionamento positivo, mostrando que o hotel está à disposição dos hóspedes e preparados para oferecer uma experiência inesquecível (e segura, mesmo na crise!). Outra forma de usar esse recurso. A crise irá passar e essa é uma certeza que precisamos colocar em pauta, não esqueça que a maioria das pessoas estão em casa e navegando pela web. Selecione vídeos públicos no Youtube que mostram as belezas de sua região e os utilize em outros canais como site ou até mesmo no blog, mostrando e instigando a vontade e o sonhos das pessoas conhecerem sua região, o que acontecerá em breve, e esta lembrança fará com que eles deem preferência pelo seu hotel. O Coronavírus é além de um desafio na saúde das comunidades, um desafio na saúde dos negócios. Usar as ferramentas certas e manter-se atualizado com as informações são fundamentais nesse momento. A sensação gerada pode remeter ao caos, mas a melhor coisa a se fazer é olhar para frente e acalmar os nervos dos consumidores da melhor maneira possível, com mensagens claras através dos canais de comunicação mais efetivos.

Fonte: SelfHotel

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