Please reload

Posts Recentes

Como a experiência do cliente fica melhor com marketing digital?

May 7, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Endomarketing: conheça o seu significado e os seus propósitos

August 5, 2020

 

O termo “endo”, do grego “edón”, significa para dentro. Logo, o endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa. Se de certa forma existe um trabalho de comunicação feito para clientes externos e consumidores (para posicionamento da empresa ou promover um produto, por exemplo), o endomarketing tem o papel de executar ações similares internamente. Estas ações são focadas no bem-estar dos colaboradores, o que, consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes.

 

O objetivo central do endomarketing é focar nas pessoas para gerar resultados. São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos, valorizações e atividades do gênero.

Nesta questão, a parceria entre as áreas de Marketing e Recursos Humanos é fundamental.

Uma ação de endomarketing pode ser dividida, basicamente, em três pilares:

  • Ações estratégicas, focadas no apoio da realização de metas estipuladas no planejamento da organização;

  • Ações motivacionais, voltadas para a satisfação e qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade;

  • Apoio à gestão, colaborando na implantação de processos para que todos saibam claramente como executar seu trabalho.

 

 

 

Organizações

Empresas de médio e grande porte são as que mais realizam ações de endomarketing. As micro e pequenas ainda não compreendem bem os benefícios deste conceito – muitas pensam que não colabora com a lucratividade da companhia. “Quanto maior for a organização, mais conflitos de comunicação vão existir. No caso de ambientes menores, a proximidade entre os colaboradores facilita as relações. Porém, isso não dispensa uma ação de endomarketing, seja em uma campanha de vendas ou um treinamento”, indica Bertê.

Dependendo do porte da empresa, as ações diferem bastante. Grandes corporações possuem recursos como Intranet, cartazes, murais e comunicados por e-mail. Já em uma equipe mais reduzida, o usual é fazer um trabalho mais específico com as lideranças, a fim de intermediar um diálogo direto com os todos os colaboradores. “Já encarei situações em que os líderes não sabiam dizer qual era o perfil de seus subordinados. Muitas organizações não têm esta clareza, o que é essencial para o endomarketing assertivo”, conta Ana Claudia Rímoli, diretora da Com Foco, consultoria de endomarketing.

 

Assertividade

As empresas ainda confundem ações motivacionais com endomarketing. A época em que promover festas familiares e encontros de fim de semana eram sinônimos de preocupação com o bem estar do funcionário passou. Hoje, é preciso entender comportamentos de consumo interno a fim de executar ações mais assertivas e personalizadas.

“É preciso ter muito cuidado na comunicação para os funcionários, pois vivem a realidade da empresa todos os dias. Trabalhamos com a verdade da marca e é preciso cautela com o que será dito para não ter uma conotação não-condizente com esta vivência”, alerta Rímoli.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga