Quais os erros de nutrição de leads que você deve evitar?
Transformar os visitantes do seu site em clientes é um desafio para qualquer empresa. Para ajudar na conquista deste objetivo, é muito importante contar com uma boa estratégia de nutrição de leads. Entretanto, investir em uma estratégia de nutrição de leads não é tarefa fácil, ou pode gerar erros capazes de prejudicar todo o sucesso de sua estratégia.
Para que isso não aconteça com sua empresa, listamos neste artigo os 4 maiores erros que você deve evitar na estratégia de nutrição de leads. Confira!
1. Não planeje sua estratégia de nutrição de leads
A falta de planejamento é prejudicial para qualquer estratégia de nutrição, pois isso pode prejudicar toda a jornada do seu cliente até o fechamento da venda. Por isso, tenha ciência de quais informações seu cliente precisa ter para fechar negócios com sua empresa e garanta que todas essas informações sejam compartilhadas com ele.
Desenvolvida uma sequência de mensagens que pode solucionar todas essas dúvidas e o tempo necessário para finalizar todo o ciclo. Planejando com antecedência, você pode evitar situações inesperadas e se preparar para corrigir falhas rapidamente, sem prejudicar seus resultados.
2. Abordar seu chumbo na hora errada
Toda a sua estratégia de nutrição de leads pode ser prejudicial se você entrar em contato antes de estar pronto para fechar negócios com sua empresa. Sem informações disponíveis para decidir comprar seu produto com segurança, este lead não terá confiança para tomar uma decisão de compra e rejeitará sua proposta.
Para evitar este problema, desenvolva métodos para garantir que o contato com o lead será feito apenas quando ele estiver pronto para fechar negócios. Uma definição de uma pontuação de lead pode ajudar muito nesse processo, pois é uma maneira de identificar leads potencialmente necessários, dentre todos os leads gerados por sua empresa.
3. Não conhecer sua persona
Conhecer profundamente sua personalidade é essencial para sua estratégia de nutrição de leads conquistar resultados. Quando falamos de conhecer profundamente uma pessoa, estamos falando de conhecer como ele pensa, quais são seus objetivos, os problemas que enfrenta no dia a dia e como identificar-los a solucionar esses problemas.
Se você não conhecer sua personalidade, terá grandes chances de enviar informações irrelevantes e sem apelo para seu lead. Isso pode afastar-lo e você pode distanciar-se de suas oportunidades de negócios.
Você pode conversar com seu tempo comercial para conhecer melhor sua pessoa ou fazer pesquisas para obter mais informações sobre eles e, com isso, gerar melhores resultados.
4. Não acompanhe sua estratégia de nutrição de leads
Para que sua estratégia de nutrição de leads conquiste os resultados esperados por sua empresa, você precisa acompanhar perto de uma evolução da estratégia para identificar pontos críticos e realizar ajustes para garantir a conquista de seus resultados.
É preciso que você acompanhe seus leads durante sua passagem por todo o funil de vendas, identificando os pontos com maior conversão e os pontos onde mais leads abandonam o fluxo de nutrição.
Você sabe quais conteúdos e palavras-chave estão gerando mais resultados e devem ser mais explorados. Com isso, você pode otimizar sua campanha e garantir uma maior
conversão de leads no fim do processo, redução como vendas da sua empresa.