Como criar um orçamento de mídia social para empresas de todos os tamanhos, veja com a Agência X10



Se você estiver usando a mídia social para comercializar o seu negócio, você precisa de um orçamento de mídia social. Veja como montar um - e como pedir ao seu chefe o investimento de que você precisa.

O que é um orçamento de mídia social?

Um orçamento de mídia social é um documento que especifica quanto você planeja gastar em mídia social em um período específico, por exemplo, um mês, um trimestre ou um ano.

Normalmente apresentado como uma planilha simples, ele cria uma compreensão clara dos custos de seus esforços de mídia social e é uma ferramenta valiosa para medir o retorno sobre o investimento .

Qual deve ser o tamanho do seu orçamento de mídia social?

Não existe uma regra definida para quanto gastar em marketing digital em geral ou nas redes sociais em particular. No entanto, existem algumas diretrizes gerais e referências apoiadas por pesquisas e pesquisas.

Comparativos de mercado de orçamento de marketing geral

De acordo com o Business Development Bank of Canada , o orçamento geral de marketing varia dependendo se você está fazendo marketing para consumidores ou para outras empresas:

  • As empresas B2B devem alocar de 2 a 5% da receita para marketing.

  • As empresas B2C devem alocar de 5 a 10% de sua receita para marketing.

Aqui está o valor médio que cada tamanho de empresa gasta em marketing por ano, com base na mesma pesquisa:

  • Pequenas empresas (<20 funcionários): $ 30.000

  • Empresas de médio porte (20-49 funcionários): $ 60.000

  • Grandes empresas (50 funcionários ou mais): mais de $ 100.000

Comparativos de orçamento de mídia social

De acordo com a Pesquisa CMO de fevereiro de 2021 , a porcentagem de orçamento de marketing que as empresas gastarão em mídia social nos próximos 12 meses é dividida da seguinte forma:

  • Produto B2B: 14,7%

  • Serviços B2B: 18,3%

  • Produto B2C: 21,8%

  • Serviços B2C: 18,7%

A mesma pesquisa descobriu que o valor do orçamento de marketing alocado para as mídias sociais neste ano também varia por setor:

  • Serviços ao consumidor: 28,5%

  • Comunicações e mídia: 25,6%

  • Bancário e financeiro: 11,7%

Em cinco anos, a parcela geral das mídias sociais no orçamento de marketing é estimada em 24,5%.

Use essas médias como benchmarks. Em seguida, adapte-os em torno de seus objetivos e recursos (mais sobre isso abaixo) ao planejar como fazer o orçamento de uma campanha de mídia social para o seu negócio.

Lembre-se de que seu orçamento de mídia social não é apenas o valor que você gasta em anúncios pagos. Conforme descreveremos na próxima seção, mesmo que você use apenas ferramentas sociais gratuitas, é necessário um orçamento de mídia social para cobrir fatores como tempo e treinamento da equipe.

O que seu plano de orçamento de mídia social deve incluir?

Criação de conteúdo

Nas redes sociais, o conteúdo é e sempre será rei. Muitos profissionais de marketing social gastam mais da metade de seu orçamento de campanha de mídia social na criação de conteúdo. Aqui estão alguns dos itens de linha que você pode precisar incluir nesta seção:

  • Fotografia e imagens

  • Produção de vídeo

  • Talento, ou seja, atores e modelos

  • Custos de produção, ou seja, adereços e aluguel de localização

  • Design gráfico

  • Redação, edição e (possivelmente) tradução

Os custos variam significativamente, dependendo de quão personalizado você deseja que seu conteúdo de mídia social seja.

Por exemplo, você pode começar com fotos e gráficos de um site de fotografia de estoque gratuito e , nesse caso , você pode colocar um orçamento de US $ 0 para fotos. No entanto, se você deseja uma abordagem mais personalizada ou deseja exibir seus produtos específicos, será necessário contratar um fotógrafo.

Não subestime a importância de uma boa redação, especialmente para as contagens de caracteres curtos nas postagens e anúncios nas redes sociais: cada palavra conta. Os redatores geralmente são pagos por palavra ou por hora.

Um bom guia de taxas para redatores, editores e tradutores pode ser encontrado no site da Editorial Freelancers Association . As taxas médias com base em uma pesquisa de abril de 2020 são:

  • Redação: $ 61-70 / hora

  • Edição de cópia: $ 46-50 / hr

  • Tradução: $ 46-50 / hora

Software e ferramentas

Seu orçamento de mídia social provavelmente incluirá algumas ou todas as seguintes ferramentas e plataformas. Você pode encontrar mais informações sobre os custos associados a cada categoria de ferramentas em nossas listas selecionadas:

  • Ferramentas de design e edição

  • Ferramentas de vídeo social

  • Gerenciamento de projetos e ferramentas de colaboração

  • Ferramentas de gerenciamento de mídia social (é claro, recomendamos Hootsuite )

  • Ferramentas de monitoramento de mídia social

  • Ferramentas de análise competitiva

  • Ferramentas de publicidade social

  • Ferramentas sociais de atendimento ao cliente

  • Ferramentas de análise de mídia social

Novamente, os custos variam significativamente dependendo do tamanho de sua empresa e de sua equipe. Algumas ferramentas de software (incluindo Hootsuite) oferecem planos gratuitos com recursos básicos.

Campanhas de mídia social pagas

Sua estratégia de mídia social pode começar usando apenas ferramentas gratuitas para compartilhar conteúdo orgânico e interagir com fãs em suas contas de mídia social.

Bônus : baixe um guia e uma lista de verificação gratuitos para ajudá-lo a convencer seu chefe a investir mais nas redes sociais. Inclui dicas de especialistas para provar o ROI. Obtenha o guia gratuito agora mesmo!

Mas, eventualmente, você provavelmente desejará adicionar publicidade social à mistura. Aqui estão algumas das opções que você pode considerar incluir em seu orçamento de publicidade em mídia social:

  • Anúncios do Facebook . O Facebook oferece uma variedade de formatos, campanhas e recursos de segmentação .

  • Anúncios do Facebook Messenger . Colocados na tela inicial do aplicativo Messenger, esses anúncios podem ser bons para iniciar conversas.

  • Anúncios do Instagram . Eles podem atingir o público-alvo em feeds, histórias, explorar, IGTV ou carretéis.

  • Anúncios do LinkedIn . Alcance um público profissional com InMail patrocinado, anúncios de texto e muito mais.

  • Anúncios no Pinterest . Os Pins promovidos do Pinterest ajudarão você a alcançar sua rede DIY de Pinadores de planejamento.

  • Anúncios no Twitter . Promova cliques em sites, envolvimentos de tweet e muito mais.

  • Anúncios Snapchat . Filtros de marca, história e anúncios de coleção podem ser adequados para sua próxima campanha social.

  • Anúncios TikTok . O aplicativo de vídeo popular entre os adolescentes oferece canais de anúncios em tela inteira, desafios de hashtag e muito mais.

Então, quanto custam todas essas opções de publicidade paga? A resposta é: depende. E provavelmente será necessário fazer alguns testes para descobrir exatamente o gasto certo em publicidade para maximizar seu ROI.

Para começar, aqui estão os valores de gastos mínimos necessários para executar uma campanha em cada uma das principais redes sociais. O gasto mínimo não dá acesso a todas as opções de publicidade ou muita exposição, mas dá uma ideia de quão pouco pode ser necessário para começar.

  • Facebook: $ 1 / dia

  • Instagram: $ 1 / dia

  • LinkedIn: $ 10 / dia

  • Pinterest: $ 0,10 / clique

  • Twitter: sem mínimo

  • YouTube: $ 10 / dia *

  • Snapchat: $ 5 / dia

  • TikTok: $ 20 / dia

* O YouTube diz que “a maioria das empresas” começa com isso, no mínimo.

Para calcular quanto você deve gastar em sua próxima campanha publicitária do Facebook com base em suas metas de receita, experimente a Calculadora de orçamento de anúncios do Facebook da AdEspresso .

Marketing de influência

Trabalhar com influenciadores (ou criadores de conteúdo) é uma boa maneira de expandir o alcance de seu conteúdo social. Considere quanto você gastará para impulsionar as postagens do Influenciador e quanto você pagará aos próprios criadores de conteúdo.

Os custos da campanha do influenciador variam, mas a fórmula básica para calcular as taxas do influenciador é: $ 100 x 10.000 seguidores + extras. Alguns nano ou microinfluenciadores podem estar dispostos a usar uma estrutura de comissão de afiliados.

Treinamento

Existem muitos recursos de treinamento de mídia social gratuitos por aí, mas sempre vale a pena investir no treinamento de sua equipe.

A mídia social muda rapidamente e as funções de sua equipe podem mudar e crescer com a mesma rapidez. Se os membros de sua equipe estão prontos e dispostos a investir seu tempo no desenvolvimento de novas habilidades, é uma boa ideia habilitar isso por meio de seu orçamento de mídia social. Você será o beneficiário de tudo o que aprenderem.

Dependendo dos níveis de habilidade de sua equipe e necessidades de campanha, estas são algumas opções de treinamento que você deve considerar incluir em seu orçamento de mídia social:

  • LinkedIn Learning . Os cursos de negócios do LinkedIn vão muito além do uso da plataforma LinkedIn. Eles apresentam instruções e entrevistas com especialistas no assunto, incluindo Sheryl Sandberg, Adam Grant e Oprah Winfrey.

  • Hootsuite Academy. De cursos individuais a programas de certificação, a Hootsuite Academy oferece um catálogo de cursos ministrados por profissionais da indústria e personalizados para empresas.

  • Serviços Hootsuite . Os clientes Hootsuite Business e Enterprise têm acesso a orientação e treinamento, com treinamento personalizado disponível como um serviço Premier.

  • Treinamento de especialistas do setor. Os gerentes de mídia social são estrategistas seniores, portanto, as oportunidades de treinamento e educação devem se estender além das especificidades da mídia social. O redator da Hootsuite, Konstantin Prodanovic, recomenda o Curso Profissional de Mestrado em Estratégia de Marca da Hoala e o Mini MBA de Mark Ritson em Estratégia de Marca.

Estratégia e gestão social

Embora existam ferramentas que tornam a gestão social mais fácil e a terceirização seja sempre uma opção, é uma boa prática ter pelo menos uma pessoa interna supervisionando as atividades sociais.

Mesmo se você terceirizar seus esforços de mídia social, precisará de alguém interno para coordenar com seus parceiros e representar sua marca nas discussões sobre estratégia e criativos.

Lembre-se de que esta não é uma posição inicial . As tarefas diárias de criação, programação e publicação de conteúdo social e anúncios são apenas as partes mais visíveis do trabalho da equipe social.

Sua equipe social também se envolve com fãs sociais, fornece atendimento ao cliente social e gerencia sua comunidade social. Eles usam a escuta social para aprender sobre seu público e alertá-lo sobre ameaças e oportunidades em potencial . Eles constroem uma estratégia social e - sim - gerenciam seus próprios orçamentos sociais.

Ao incluir essa função em seu orçamento, considere os salários médios nos EUA para gerentes de mídia social, conforme monitorado pela Glassdoor :

  • Gerente líder de mídia social: $ 54K / ano

  • Gerente sênior de mídia social: $ 81K / ano

Quer contratar ou se tornar um gerente de mídia social? Aqui estão as habilidades essenciais que todo candidato deve ter.

Como criar um plano de orçamento de mídia social

1. Entenda seus objetivos

Já dissemos isso antes e vamos dizer de novo. Toda boa estratégia de marketing começa com objetivos claros e bem pensados. Afinal, é impossível determinar quanto orçamento atribuir às mídias sociais se você não souber o que deseja alcançar.

Temos uma postagem inteira no blog sobre o estabelecimento de metas eficazes para ajudar nessa parte da criação de seu orçamento, mas aqui está a essência. Especialmente ao usá-los para criar um orçamento, seus objetivos devem ser SMART:

  • Específico

  • Mensurável

  • Atingível

  • Relevante

  • Oportuno

Metas específicas vinculadas a resultados mensuráveis ​​permitem medir o valor das mídias sociais , para que você possa determinar uma quantia apropriada para gastar para cada resultado desejado.

Metas mensuráveis ​​também permitem rastrear e relatar seu sucesso, para que você possa ajustar seu orçamento ao longo do tempo para melhor apoiar as estratégias que funcionam para sua empresa.

2. Analise seus gastos nos meses anteriores (ou anos, ou trimestres)

Antes de criar um orçamento, é importante entender o estado atual das coisas. Quanto você está gastando em mídia social agora? Se você nunca fez um orçamento, pode não ter certeza.

Se você já está produzindo relatórios de mídia social , terá uma boa fonte de informações para se basear. Caso contrário, uma auditoria de mídia social é um bom primeiro passo para ajudá-lo a entender onde você está gastando seu tempo nas redes sociais. (E lembre-se: tempo é dinheiro.)

Em seguida, compile uma lista de todas as suas despesas de marketing social específicas de períodos anteriores, usando as categorias descritas acima, para que você saiba de onde está começando.

3. Crie (ou atualize) sua estratégia de mídia social

Agora você tem algumas boas informações iniciais para ajudar a construir sua estratégia de mídia social . Isso o ajudará a descobrir como você fará para alcançar as metas estabelecidas na etapa 1.

Então, ao analisar os valores que você gastou no passado e os esforços que deseja fazer para atingir essas metas, você pode determinar um valor razoável para gastar em cada parte de sua estratégia no futuro.

Um resumo de sua estratégia social é um bom documento para anexar como uma carta de apresentação em sua proposta de orçamento de mídia social, pois mostra que os valores que você está pedindo são baseados em dados reais e em um planejamento sólido.

4. Crie uma proposta de orçamento para seu chefe

Agora é hora de entrar em detalhes técnicos. A boa notícia é que cuidamos de configurar um modelo de proposta de orçamento de mídia social para você, então tudo que você precisa fazer é inserir as informações específicas de seu negócio e seus planos.

Se você preferir criar sua própria calculadora de orçamento de mídia social, inclua as seguintes informações em uma planilha do Excel ou planilha do Google:

  • Categoria: criação de conteúdo, software, etc. Crie uma seção para cada um dos itens relevantes listados acima e, em seguida, divida-a em itens de linha específicos para cada despesa individual.

  • Despesas internas vs. terceirizadas: as despesas internas são baseadas na quantidade de tempo da equipe dedicada às mídias sociais. Despesas terceirizadas são tudo o que você paga fora da empresa, de consultoria a taxas de anúncios. Algumas categorias podem incluir despesas internas e terceirizadas, portanto, divida-as em colunas separadas.

  • Gasto por item: para cada item de linha e categoria, some os custos internos e terceirizados para indicar um gasto total. Liste isso como um valor total em dólares e uma porcentagem de seu orçamento total para que você (e seu chefe) possam entender claramente como está alocando recursos.

  • Despesas contínuas ou ocasionais: se você estiver incluindo despesas ocasionais em seu orçamento que terão valor a longo prazo, é uma boa ideia sinalizá-las para que seu chefe entenda que é uma solicitação única. Por exemplo, talvez você precise comprar algum equipamento para montar um estúdio de vídeo. Use colunas separadas para calcular seus custos únicos e contínuos.

  • Total pedido: Some tudo para mostrar o valor total solicitado.



Fonte: Hootsuite

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