top of page

Qual a importância do Endomarketing? Veja com a X10:



Afinal, o que é Endormarketing e pra que ele serve? Antes dos clientes, as empresas lidam com um público tão estratégico quanto: os colaboradores. Realizar ações para as pessoas que trabalham na empresa, desde a ponta, no balcão, até o chão da fábrica e os escritórios, não traz apenas ganhos motivacionais. É preciso lembrar que, antes de colaboradores, eles também são clientes e têm redes de familiares e amigos.

Endomarketing, grosso modo, nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações de marketing voltado para o público interno. A prática do endomarketing traz vários benefícios para a empresa, tais como:

· redução da rotatividade e turnover; · melhoria do clima organizacional e da motivação; · melhoria da percepção da empresa pelos colaboradores; · potencial incremento do marketing boca-a-boca, dada a influência dos funcionários junto aos familiares e amigos; · aumento da eficácia da comunicação interna; · aumento da produtividade; · alinhamento dos funcionários ao core business; · otimização do valor da marca.




As vantagens de utilizar o Endomarketing

Grandes empresas já perceberam a importância dessa estratégia e aplicam o endomarketing na agenda estratégica. A Portobello, fabricante brasileira de revestimentos cerâmicos, criou ações lúdicas para comunicar um novo plano de cargos, carreiras e salários e enfatizando os benefícios da qualificação continuada. Foram utilizadas ferramentas como histórias em quadrinhos, jogo de tabuleiro e cartilhas explicativas.

Entre 2010, ano da implantação do programa, e 2014, a produtividade da mão de obra na empresa teve um aumento de 31%. Em um cenário de baixa qualificação geral dos trabalhadores, a ação de endomarketing foi fundamental para estimular o público interno e vender mais.

A norte-americana Best Buy, por sua vez, decidiu criar uma rede social interna após perceber o alto turnover entre os funcionários mais jovens. Ali, é possível gerar feedbacks, resolver pequenos problemas e trocar ideias em geral. Em pouco tempo, a rotatividade caiu para 12%.

A escola de idiomas Wise Up utilizou uma estratégia mais ousada: criou uma competição interna de vendas intitulada Hunting Winners. O objetivo é revelar novos talentos e executivos para dirigirem o grupo. Como num campeonato de futebol, os times competem entre si e num ranking de pontuação se classificam para uma final em que os pontos zeram e os finalistas competem pelo título.


Fonte: Meu sucesso



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • Twitter Basic Square

Marketing Digital de Conteúdo abc, Marketing  Digital em Santo André, marketing digital Santo André, marketing para Franquias, formatação para franquias, expansão de franquias, agencia de marketing em Santo André, Conteúdo digital em Santo André, Marketing para redes sociais Santo André, agencia gerenciar redes sociais, marketing digital para minha empresa 

Marketing Digital de Conteúdo abc, Marketing  Digital em Santo André, marketing digital Santo André, agencia de marketing em Santo André, Conteúdo digital em Santo André, Marketing para redes sociais Santo André, agencia gerenciar redes sociais, marketing digital para minha empresa 

Marketing Digital de Conteúdo abc, Marketing  Digital em Santo André, marketing digital Santo André, marketing para Franquias, formatação para franquias, expansão de franquias, agencia de marketing em Santo André, Conteúdo digital em Santo André, Marketing para redes sociais Santo André, agencia gerenciar redes sociais, marketing digital para minha empresa 

Since 2016 - 2024 ® Todos Direitos Reservados a Agência X10 Marketing e Publicidade Digital.

  • Twiter Agência X10
  • Instagram Agência X10
  • Facebook Agência X10
  • Linkedin Agência X10
  • Youtube Agência X10
  • Whatsapp Agência X10
bottom of page