Veja com a X10, 5 dicas de como criar uma marca de sucesso:
- agenciax10gerencia
- 7 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

criação de uma marca deve ser o primeiro passo para qualquer empreendedor que deseja ter sucesso no seu negócio. É essencial a estruturação de valores e identidade bem definidos para a conquista de clientes e consumidores dos seus produtos ou serviços. Isso porque, hoje em dia, fazer-se apenas presente no mercado não é mais suficiente para um consumidor: é necessário criar um vínculo e demonstrar uma proposta de valor com um produto ou serviço único.
Criar uma marca demanda tempo e dedicação, afinal ela é o primeiro ponto de contato com o seu público. Será ela a responsável por transmitir os ideais, valores e objetivos da sua empresa. Mas, para isso, alguns cuidados são necessários. Separamos algumas dicas abaixo para ajudá-lo. Confira!
Escolha elementos para a sua marca que traduzam a sua proposta de valor
A escolha da cor, fonte e alguns elementos gráficos usados para compor o seu logotipo devem expressar a sua proposta de valor. Por isso, leve em consideração qual é a personalidade da sua marca e que proposta ela deve transmitir quando o consumidor ver o seu logo. Por exemplo: quando olhamos para símbolos da Coca-Cola, Itaú, Nike ou Apple, rapidamente associamos aos produtos ou serviços dessas empresas.
Seja inovador e ousado ao ressaltar os diferenciais do seu negócio
A sua empresa acabou de surgir, mas os seus clientes já existem no mercado e são atendidos pelos seus concorrentes. Pense sempre em como mostrar os seus diferenciais, por que você é melhor que as demais empresas existentes no mercado e o motivo pelo qual os clientes devem escolher sua marca.
Escolha um dos seus diferenciais e explore ao máximo em suas comunicações, mas seja inovador e ousado — isso é o que mais destaca as novas marcas das já existentes no mercado.
Invista na comunicação da sua marca para todos os seus públicos
Os consumidores, clientes, colaboradores e até investidores da sua empresa devem ter a oportunidade de estar em contato com a sua marca. É importante que a mensagem seja clara e de fácil entendimento para que esse público seja o principal porta-voz da sua empresa. Afinal, criar uma marca e comunicá-la para o mercado faz parte dos esforços de marketing necessários para a manutenção e crescimento do seu negócio.
Criar uma marca é sinônimo de criar um conceito
Criar um conceito é demonstrar ao público de interesse algo que eles podem esperar da sua marca. Quais produtos podem encontrar quando acessarem seu site, qual será a qualidade, a tendência, prazo de entrega e condições de pagamentos do seu canal de e-commerce, etc.
Criar uma marca é também criar expectativas nos clientes, por isso, é importante que você pense: “qual é o principal conceito da minha marca e o que eu quero que os meus clientes saibam”.
Persista e jamais desaponte os seus clientes e consumidores
Depois de criar um conceito para a sua marca é importante que ele seja seguido por todos dentro da sua empresa. Se a sua marca prometeu inovação, seja inovador em todos os lançamentos; se prometeu design, venda produtos com design moderno; se prometeu o melhor pós-vendas, tenha um atendimento qualificado; e assim por diante.
Criar uma marca é uma atividade de longo prazo, mas qualquer erro na comunicação pode prejudicar rapidamente a sua empresa e a sua marca, por isso, muito cuidado e seja sempre fiel aos valores do seu negócio.
Fonte: Olist
Comments