{"items":["60788fbee23f3f002cd1b5d3","6075e9061910e1002b34b001","6074e54bf09b6e00dea28a94","606e004726146a0015945556","606dff60cfd06b001584eb4d","606cb1b15639d00015a23fdc","606b6308e9a5170015a2db69","6065474064a69e001508db28","60639ae75778e60015b43481","606397e050112f00155100f1"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":true,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}
O projeto para jornalismo deve influenciar na produção e na promoção de conteúdo no Facebook. Se sua empresa possui uma fan page, então você precisa estar por dentro dessas atualizações.

Nos últimos anos, o Facebook tem sido responsável por mudanças de alto impacto no âmbito pessoal e profissional das pessoas. Para profissionais de marketing, se tornou uma plataforma muito boa para geração de tráfego, Leads, vendas e, sobretudo, para relacionamento com o cliente.
Outras áreas também foram muito impactadas com o desenvolvimento do Facebook, como o jornalismo. É nítido que a forma como consumimos notícias mudou graças ao feed e ao algoritmo da rede social.
Sabendo disso, o Facebook apresentou em janeiro deste ano um projeto para jornalismo. Fidji Simo, diretora de produto do Facebook, escreveu um comunicado oficial comentando os motivos que levaram a empresa a adotar essa postura.
“Anunciamos um novo programa para estabelecer laços mais fortes entre o Facebook e a indústria jornalística. Nós vamos colaborar com empresas de notícias para desenvolver produtos, aprender com jornalistas quais são as melhores formas para criar parcerias e vamos conversar com publishers e educadores para entender como podemos ajudar as pessoas a se tornarem leitores informados na era digital” – Fidji Simo, diretora de produto do Facebook.
Como essa atualização impacta em uma estratégia de Marketing Digital?
O projeto para jornalismo deve influenciar na produção e na promoção de conteúdo no Facebook. Se sua empresa possui uma fan page, então você precisa estar por dentro dessas atualizações.
O Facebook para jornalismo atuará em três frentes:
Colaboração no desenvolvimento de produtos
Treinamento e Ferramentas para Jornalistas
Treinamento e Ferramentas para Todos
Fidji Simo confirmou que o Facebook consegue atender melhor os usuários e os parceiros quando trabalham juntos no desenvolvimento dos produtos.
Confira abaixo algumas ações que foram citadas no comunicado:
1. Novos formatos para contar histórias
O Facebook quer trabalhar com parceiros para desenvolver formatos atuais (Live, 360, Instant Articles etc.) e criar formatos inteiramente novos.
Fidji Simo cita alguns exemplos. Contou que a empresa tem ouvido de editores que eles querem apresentar pacotes de reportagens para seus leitores mais assíduos no Facebook. Sabendo disso, informou que já estão começando a trabalhar com vários parceiros sobre como fazer isso da melhor maneira possível. E continua:
Vamos começar testando o uso de Instant Articles para essa finalidade, de modo que os leitores possam ver múltiplas matérias de seus veículos de imprensa favoritos. Isso é um teste preliminar — e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros para tornar esse produto relevante para eles.
Qual o impacto?
Se sua empresa já faz Marketing de Conteúdo, essa é uma boa notícia.
Novos formatos para contar histórias significa que o Facebook estará trabalhando durante o ano para trazer novas maneiras para empresas produzirem e distribuírem conteúdo dentro da rede social.
2. Fomentar notícias locais
O Facebook está interessado em explorar o que pode ser construído com os parceiros para fomentar notícias locais e promover a mídia independente.
É uma ideia ainda bastante embrionária, mas a empresa quer começar a falar sobre isso desde agora para que possa receber sugestões de redações e de jornalistas.
Qual o impacto?
Como foi falado, é uma ideia ainda que está se desenvolvendo e não se sabe o que exatamente vai nascer dela.
Mas é possível que isso seja útil para negócios locais que fazem Marketing de Conteúdo. Relacionar seus conteúdos com notícias locais pode ser uma estratégia interessante para sua empresa se esse for o seu caso.
Leia mais sobre o assunto no post Como fazer Marketing de Conteúdo para negócios locais.
3. Desenvolvimento de modelos de negócios
O Facebook vai trabalhar junto a parceiros para ajudar a desenvolver os modelos de negócios novos e existentes. Fidji Simo escreveu que:
Uma área chave de colaboração são os modelos de negócios existentes e os que estão surgindo. Muitos de nossos parceiros têm renovado os esforços para ampliar suas assinaturas, e nós já começamos a explorar formas de apoiar esses esforços.[…] Vamos continuar trabalhando em opções de monetização para os parceiros, como expandir nossos testes de inserção de anúncios em transmissões pelo Live para um grupo maior de parceiros e explorar a inserção de anúncios em vídeos gravados.
Qual o impacto?
Em breve, poderá estar disponível para todos a inserção de anúncios em meio a vídeos gravados e transmissões ao vivo. Ainda não há nada completamente definido mas, a princípio, seriam anúncios de até 15 segundos.
Isso deve beneficiar empresas que querem utilizar esse formato para amplificar o alcance da audiência e os próprios publishers, que receberão uma generosa fatia dos rendimentos (assim como o YouTube, será 55%).
4. Treinamento e ferramentas para jornalistas e para toda a comunidade
O Projeto Facebook para Jornalistas também tem a ver com educação. A empresa está comprometida a treinar jornalistas e usuários para que eles saibam usar melhor a rede social.
Três itens podem ser destacados dessa nota:
Discernimento de notícias: O Facebook vai trabalhar com organizações sobre como melhor compreender e promover o discernimento de notícias críveis dentro e fora da plataforma. O objetivo é ajudar as pessoas na comunidade a terem a informação que elas precisam para decidir em quais fontes podem confiar;
Esforço permanente para combater boatos: Isso significa que o Facebook está comprometido a reduzir ainda mais a disseminação de boatos na plataforma, incluindo formas mais fáceis para as pessoas denunciarem conteúdos duvidosos e novos esforços para eliminar incentivos financeiros a spammers. Além disso, foi lançado um programa em colaboração com a Poynter para que signatários do Fact Checking Code of Principles possam identificar boatos na plataforma;
Nova Ferramenta: O Facebook comprou recentemente a Crowdtangle, uma ferramenta que ajuda editores a rastrear como seu conteúdo se espalha na web, mede a performance de matérias nas redes sociais e identifica influenciadores. A ferramenta se tornará gratuita.
Qual o impacto?
Para o profissional de marketing, isso significa que o Facebook investirá ainda mais em treinamentos gratuitos sobre boas práticas de uso da rede social, como o Facebook BluePrint.
Esse esforço indica que o Facebook está procurando qualificar as pessoas a utilizarem a rede social da melhor maneira possível, gerando resultados e ajudando no crescimento de empresas.
Também influencia diretamente na produção de conteúdo. Empresas que criam notícias falsas ou com informações de baixa credibilidade não terão o mesmo alcance de empresas que criam conteúdo com responsabilidade.
Por fim, com o Crowdtangle, as empresas possuem agora mais uma opção gratuita dentro da plataforma para analisar a performance de seus conteúdos nas redes sociais.
Algumas das novidades muito em breve estarão disponíveis para toda a comunidade. É importante estar sempre pronto para testar novos formatos de conteúdo, de anúncios ou qualquer outra nova estratégia de Marketing Digital.
Via RD