Falta 1 mês para o Dia das Crianças: sua empresa já está preparada?

Falta só um mês para o Dia das Crianças!

Sua empresa aproveita todas as oportunidades de negócio que essa data pode trazer?


Lojas físicas, ecommerces e qualquer outro tipo de negócio pode incluir ações de Marketing Digital para aproveitar uma das datas que mais movimentam o comércio no Brasil.


Sim, como falamos no artigo anterior sobre o Dia das Crianças, em 2016 o lucro foi de R$ 1,66 bilhão, superando o Dia dos Namorados (R$ 1,65 bilhão) e o Dia das Mães (R$ 1,62 bilhão).


Os dados mostram que é uma ótima oportunidade para sua empresa gerar negócios. Mas você só vai conseguir aproveitar tudo se começar agora!

Independentemente do segmento de sua empresa, essa é uma ótima época para trabalhar seu branding, conquistar novos clientes, disseminar sua marca pela internet e até mesmo tentar emplacar uma viralização nas redes sociais.


Confira abaixo 5 dicas de estratégias de Marketing Digital para você começar a se preparar agora, faltando 1 mês para o Dia das Crianças.


As dicas podem servir tanto para quem oferece serviços ou produtos destinados ao público infantil como para quem é de um segmento sem relação direta com a data, mas que pode aproveitá-la para aumentar o alcance de sua empresa na internet (e consequentemente suas vendas).

1. Faça uma Landing Page de pré-venda para criar segmentação


O Dia das Crianças é uma data bastante específica: como nome diz, é para crianças. Mesmo assim há muita variedade de presentes e públicos a serem definidos.


Presentes porque os consumidores não compram para um bebê de 10 meses o mesmo que para uma criança de 10 anos. E público porque a data impacta não só a criança, mas também pais, tios, padrinhos, avós e o público adulto em geral, que é quem de fato faz a compra.


Dessa forma, para conhecer as preferências de seu consumidor desde já, uma ideia é fazer uma Landing Page de pré-venda e criar um campo de idade e de gênero.


Assim você consegue enviar campanhas de Email Marketing super segmentadas. Quem busca, por exemplo, por presentes para um menino de 8 anos não vai receber ofertas de presentes para recém-nascidos. E isso faz toda a diferença nas suas métricas de marketing e de vendas.


Para motivar a pessoa a preencher a Landing Page você pode oferecer um cupom de desconto exclusivo, frete grátis ou outro benefício.


2. Pense em combinações de ofertas/presentes


É muito comum que no Dia das Crianças os consumidores precisem de mais de um presente. Pense em pais que têm mais de um filho ou em padrinhos que têm mais de um afilhado.


Esses consumidores vão precisar de presentes diferentes e você pode aproveitar a necessidade para incentivá-los a comprar todos os presentes na mesma loja — no caso, a sua.


Faça ofertas com diferentes combinações, como presentes para gêmeos, para menino e menina e até mesmo para diferentes faixas de idade.


Reúna todos os produtos que sua loja virtual tem para crianças de diferentes idades e pense em combinações criativas, que façam com que os consumidores comprem tudo na mesma loja.


Há muitas razões para essa estratégia dar certo. Pode ser pelo fato de pagar um único frete, de centralizar o pagamento em um só local ou até mesmo o fato de facilitar a compra.


3. Prepare campanhas divertidas de Email Marketing


Se você ainda não começou a pensar em suas campanhas de Email Marketing, acabe de ler esse post e comece já o planejamento.


Pense na estética e nas referências à infância que o seu time de marketing pode usar para criar essas campanhas.


Ainda que a mensagem não apresente diretamente produtos para o Dia da Crianças, sua empresa pode entrar na brincadeira.

Alguns materiais que ajudarão você a criar boas campanhas são:

  • [eBook] 21 dicas de Email Marketing para alavancar suas campanhas;

  • [eBook] O Guia do Email Marketing;

  • [Checklist] Campanhas de Email Marketing.

4. Ideia de promoção: compartilhamento de fotos do fundo do baú ou dos filhos


Se você pretende criar uma promoção, a hora é agora. Faltando um mês para o Dia das Crianças, ainda dá tempo de criar uma ação legal e contar com a participação do público.


Você já deve ter visto vários amigos publicando fotos com seus filhos nas redes sociais, certo? Ou, talvez, até você tenha publicado uma, caso seja pai ou mãe.


Para aproveitar o momento e aumentar o alcance de sua empresa nas redes sociais, você pode:

  • Incentivar a audiência a enviar fotos dos filhos, sobrinhos e afilhados para que sejam publicadas em seu site ou em suas páginas das redes sociais;

  • Incentivar os clientes e Leads a enviarem fotos de quando eram crianças;

  • Incentivar as pessoas a contarem uma história curiosa da época em que eram pequeninos.

Essas são só algumas ideias. Você pode adaptar e fazer outras campanhas parecidas

5. Aproveite a data mesmo que o seu público-alvo não seja infantil


Oi? Dia das Crianças não é só para a venda de produtos infantis?


Sim, esse é o foco da data, mas, de um tempo para cá, notamos que muitas empresas de outros nichos começaram a aproveitar o buzz da data para também aumentar suas vendas.


Como a maioria das datas comemorativas, sempre há alguns nichos que não conseguem encaixar nada do seu mix de produtos como opção de presente para o dia.



Bônus: considere participar de alguma ação social


Até agora falamos muito sobre o lado doce da infância. De como incentivar o consumidor a comprar os presentes na sua loja.


Estamos falando de crianças com oportunidade, mas não podemos esquecer do outro lado da moeda.


Dados do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil apontam que 17,3 milhões de crianças até 14 anos vivem em domicílios de baixa renda.


Desse total, 5,8 milhões estão em situação de extrema pobreza.

Você já parou para pensar no que sua empresa pode fazer para ajudar a essas crianças?


Aqui, não estamos falando de lucro. Não é sobre vender mais ou melhorar o branding.


Estamos querendo dizer que sua empresa pode, de alguma maneira, contribuir para dar um dia feliz para quem não tem a mesma oportunidade que os seus clientes, mesmo que indiretamente.


Nesse Dia das Crianças, por que não doar uma porcentagem ou um valor fixo da renda da campanha para alguma instituição? Ou quem sabe se envolver em alguma atividade da comunidade, patrocinando um evento?


Deixe isso bem claro nas suas ações de marketing para criar um compromisso, ser transparente com os clientes e ajudar quem precisa. Afinal, nada é mais gratificante do que ver um sorriso de uma criança estampado no rosto. :)










Fonte: Resultados Digitais

Posts Em Destaque