Minicurso Produção de Conteúdo para Blog #1: Como levantar e priorizar ideias de conteúdo para seu b

Aula 1: Como levantar e priorizar ideias de conteúdo para seu blog?
Sabemos que a produção de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo. Mas é necessário saber exatamente o tipo de conteúdo que se deve produzir para que sirva aos propósitos da sua estratégia de Marketing.
Assim, o primeiro passo é ter bem claro quem é o público-alvo com o qual você quer se comunicar e para o qual você escreve. E, para isso, o ideal é que você crie as personas da sua empresa, ou seja, personagens que representam os clientes que você quer alcançar.
Depois, você deverá traçar uma jornada de compra para essa(s) persona(s), ou seja, criar um planejamento que aborde assuntos que sejam interessantes para ela(s) de acordo com seu estágio no funil de vendas do Marketing Digital.
Uma forma de definir os temas é realizar uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais são os termos que seu público utiliza para realizar pesquisas relacionadas ao seu mercado.
Após ter os temas definidos, é hora de escolher os conteúdos, levando em conta abordagem, linguagem, formato etc.
Para aplicar essa estratégia, veja abaixo alguns artigos para entender melhor o processo:
Artigo [7 minutos] – Persona: como e por que criar uma para sua empresa
Você sabe qual é a diferença entre persona e público-alvo? Como definir sua persona? Aprenda por que criá-la é importante para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa.
Artigo [8 minutos] – Jornada de compra: o que é e qual é sua importância para a estratégia de Marketing Digital?
Para que sua estratégia de Marketing Digital funcione bem e chegue ao objetivo final, é essencial que você conheça os processos pelos quais seu público-alvo passa antes de se tornar um cliente. Conheça as 4 etapas da jornada de compra e saiba como equilibrar a produção de conteúdo de sua empresa para todas as etapas do funil.
Artigo [7 minutos] – Como produzir conteúdo sobre assuntos que as pessoas estão procurando
Para produzir conteúdo que traga resultados é preciso que esse conteúdo esteja relacionado ao que sua audiência está buscando. Veja nesse post quais práticas e ferramentas você pode usar para detectar as tendências de conteúdo que geram valor para suas personas.
Artigo [13 minutos] – Palavras-chave: tudo o que você precisa saber
No Marketing Digital, as palavras-chave (keywords) são mais que as palavras ou frases usadas por um usuário ao realizar determinada busca na internet. Elas também representam uma forma de o mercado pensar. Aprenda a usar as palavras-chave na sua estratégia!
Momento Mão na Massa
Nesta seção, vamos listar algumas atividades para você aplicar o conhecimento adquirido e reforçar seu aprendizado.
Acesse a [Ferramenta] Gerador de Jornada de Compra e descubra como definir ideias de conteúdo para suas personas ao longo da jornada de compra. Isso permitirá identificar em qual etapa você tratará de cada dúvida ou problema das suas personas.
Depois de traçar os temas para o seu conteúdo, leia o eBook 31 tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog e comece a concretizar o planejamento de conteúdo por meio de algumas perguntas:
Qual formato de conteúdo é mais fácil de ser produzido pela sua empresa?
Em qual etapa do funil você deve focar seu esforços de produção de conteúdo?
Quais tipos de conteúdo geram mais engajamento em sua audiência?
Como a produção de conteúdo pode colaborar com as vendas?
Agora que você aprendeu melhor como planejar o conteúdo da sua empresa.
Fonte: Resultados Digitais