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4 maneiras de produzir um conteúdo baseado em dados


1. Entendendo sua persona

O primeiro passo para uma estratégia de marketing de conteúdo é a compreensão de para quem você está escrevendo, o que essa pessoa precisa e como sua empresa pode ajudá-la. Por isso, criar uma persona é fundamental.


A criação deve ser feita baseada em dados: pesquisas com potenciais clientes (pessoas que de alguma forma tem interesses em comum com o serviço ou produto que você oferece) ou clientes atuais é um passo necessário.


Depois, identificar tendências de mercado relacionado ao consumo de seus produtos também pode ajudá-lo a definir mais informações de sua persona.


Ok, agora que a persona está criada, não acabou! É hora de compreendê-la.

Analise seus dados e identifique pontos que mostrem o comportamento da sua persona em relação ao seu conteúdo.

  • Ela está lendo o post ou o tempo de permanência na página é baixo?

  • Ela está rejeitando seu conteúdo (sua bounce rate está muito alta)?

  • Qual tipo de conteúdo ela mais consome?

  • Que canal ela mais interage com você?

  • Ela responde à suas ofertas?

Ter isso claro em sua estratégia apontará quais caminhos seguir com sua persona ou mesmo o que reavaliar neste relacionamento.

2. Distribuição do conteúdo

Como você divulga seu conteúdo, ou seja, entrega-o para sua persona? Email? Redes sociais? Tráfego orgânico?


Independente de sua estratégia, analisar suas entregas é fundamental.


Qual a taxa de abertura de seus emails? E a taxa de clique? Quais pessoas abriram o email? As pessoas que abriram o email uma vez abriram nas outras vezes? Qual a taxa de descadastro?


E nas redes socias? Qual o nível de engajamento? Seus usuários comentam e compartilham seus posts? Eles acessam o conteúdo que você publica? Os vídeos postados são vistos até o final? Qual seu custo por clique quando investe em anúncios?


Seu tráfego orgânico está crescendo ou diminuindo? Qual posição seus top 5 posts em acessos estão ocupando no Google? Quantos usuários por dia chegam ao seu blog através de buscadores?


Esses questionamentos trazem uma compreensão maior de que tipos de conteúdo performam bem, qual o melhor horário de postagem, o que sua audiência identificou como positivo e negativo, dentre vários outros aspectos.


Além disso, eles conseguem mostrar qual a relação entre seus investimentos em distribuição de conteúdo e qual o retorno você está obtendo com isso. Não deixe de mensurar esses dados.


3. Análise da concorrência

Sim! Ter benchmarks é importante para qualquer negócio.


Entender sua concorrência, analisar sua estratégia e identificar pontos fortes e fracos trará enormes aprendizados para aplicar em seu negócio.


Para isso, você pode investir em ferramentas de análise da concorrência para identificar quais nichos vocês têm em comum, quais palavras-chaves ela investe e trazem mais resultados, que tipo de materiais tem maior potencial de viralização ou geração de leads, por exemplo.


4. Faça testes frequentemente

Fazer testes deve estar entre um dos pilares da sua estratégia de marketing e isso tem várias razões muito simples que podem ser resumidas em: você descobrirá o que mais funciona na sua estratégia!


Fazer testes permite que você saiba, com evidências, o que deve ser replicado, o que pode ser melhorado e o que, definitivamente, deve ser descartado.

Mas o que testes tem a ver com dados? Tudo!


Os testes surgem a partir de uma hipótese. Para serem colocados em prática, precisam ter padrões mensuráveis, gerando dados que permitem fazer uma análise profunda da questão.

Por exemplo: vamos supor que eu tenho uma hipótese que um botão de CTA vermelho converte mais que um roxo.


Isso é uma mera suposição e, se eu fizer um teste sem mensurar os dados, nunca saberei a verdade.


Porém, se eu realizo testes A/B para audiências similares durante um período de tempo e analiso os dados acerca de qual botão gerou mais conversão consigo, no fim das contas, obter resultados consistentes.





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