Como impulsionar uma publicação no Facebook: tutorial e boas práticas
O que é impulsionamento de publicações
O impulsionamento de publicações é a maneira mais simples de fazer anúncios do Facebook.
Lançada em 2012, foi uma maneira de descomplicar os anúncios na rede social para os empresários, já que na época o Facebook servia bem mais para relacionamentos do que para marketing.
A ideia do impulsionamento é mostrar uma determinada publicação a um público que você definiu, aumentando o seu alcance.
Por que impulsionar um post
Impulsionar posts pode ajudar você a encontrar mais pessoas que curtam, compartilhem e comentem nas suas publicações.
Posts impulsionados também são uma forma de alcançar pessoas que podem estar interessadas em seu conteúdo, mas que não o seguem no Facebook.
O post impulsionado pode conter um Call-to-Action para levar as pessoas a tomar outras ações, como se inscrever em uma newsletter, fazer uma reserva, dentre outros.
Estas são algumas possibilidades do impulsionamento de publicações:
Escolher um público-alvo: posts impulsionados podem ser mostrados para uma audiência de sua escolha. É possível definir localização, interesses e mais. Você também pode criar uma audiência customizada, baseada em contatos que já tem, ou pessoas que têm um perfil parecido com aquelas que já curtem sua página.
Localizações: o Facebook oferece três localizações para seus posts impulsionados serem mostrados: feed de notícias do desktop, feed de dispositivos móveis e Instagram.
Orçamento: a quantidade paga para impulsionar um post depende de quanto você quer pagar. Pode-se selecionar um orçamento pré-definido ou customizar o valor. Posts impulsionados requerem um mínimo de 1 dólar por dia.
Programar posts: há a possibilidade de definir por quanto tempo você quer que seu anúncio fique no ar, escolhendo um intervalo (7 dias, por exemplo) ou uma data para o anúncio terminar.
Aparência do anúncio: o anúncio terá exatamente a mesma aparência que a publicação em que foi baseado. A única diferença é que a palavra “Impulsionado” aparecerá no canto superior esquerdo do post e você poderá adicionar um botão de Call-to-Action no canto inferior direito, se desejar.
Como impulsionar publicação no Facebook em 8 passos
Antes de iniciar o impulsionamento de um post, você precisa ter:
Uma página de empresa publicada no Facebook;
Um post que seja elegível para o impulsionamento (falaremos sobre os tipos de post que não podem ser impulsionados mais abaixo);
Um papel de administrador, editor, moderador ou anunciante na página;
Se você já tem os pré-requisitos acima, siga estes 8 passos:
1. Vá até sua página;
2. Encontre o post que deseja impulsionar;
3. Clique no botão azul de impulsionamento no post (às vezes, quando uma publicação na página da empresa está performando melhor que as outras, o Facebook mostra em seu feed de notícias esse mesmo botão azul de impulsionamento. Ele serve como um atalho para que você crie rapidamente um anúncio);
4. Você verá diversas opções clicando em Audiência. Selecione aquela que corresponde ao público-alvo que você deseja atingir e clique em Criar nova audiência. É possível escolher dentre gênero, idade, localização (perto de determinado endereço, região ou até mesmo no mundo todo), interesses, dados demográficos e comportamento;
5. Na seção sobre Orçamento, defina quanto você quer gastar com seu post impulsionado. Você pode escolher entre um orçamento pré-determinado ou escolher o seu próprio;
6. Em Duração, escolha quanto tempo seu anúncio ficará no ar com uma opção pré-determinada ou customizada;
7. Selecione uma opção em Pagamento;
8. Clique em impulsionar!
Fonte: Resultados Digitais