A importância do SEO numa estratégia de Inbound Marketing


Você sabia que o SEO é considerado um dos pontos mais importantes dentro do contexto estratégico do Inbound Marketing?


SEO é uma sigla oriunda do inglês, que significa Search Engine Optimization. Em outras palavras, esta imprescindível faceta do Marketing de Conteúdo, atrelado ao Inbound Marketing é responsável por dar maior visibilidade à sua empresa.


Promover este encontro entre o cliente em potencial que possui um problema, cuja solução para esta dor você possui em mãos, é o que a otimização de conteúdos promovida pelo SEO executa.


Esta ação possibilita que sua empresa e serviços apareça nas melhores posições do Google, aumentando absurdamente as chances do cliente clicar em seu link e fechar negócio.


Esta parceria entre Inbound Marketing e SEO pode ser tão dinâmica e perfeita quanto a dupla Batman e Robin. Para tanto, é preciso pontuar a produção do conteúdo em SEO de uma forma que ele se torne relevante, significativo, e mais ainda, seja a melhor solução para aquilo que o usuário está buscando na internet.


E se pensarmos que o Inbound Markting é oposto a publicidade, utilizando como estratégia a captação de clientes com a produção de conteúdo de alto nível e relevância, veremos que o SEO não é apenas importante, mas fundamental neste sentido.


E antes que você se pergunte como direcionar uma estratégia em SEO para que ela atue de forma eficaz no processo de Inbound Marketing, pontuamos a seguir os principais tópicos que devemos levar em consideração neste sentido:

  • Aposte no MELHOR conteúdo

É preciso criar um conteúdo que cative, convença, agregue valor ao interlocutor e seja facilmente assimilado pelas pessoas.


Este conteúdo para tanto, precisa ser profundo e estar alinhado tanto às expectativas do público, quando às suas necessidades de solucionar determinado problema.


Este é um fator primordial que deve ser característico em todo conteúdo em SEO e que dá as diretrizes de um conteúdo de qualidade. Densidade e foco, por exemplo, estão se revelando no momento atual como mais significativas e relevantes do que quantidade, por exemplo.

  • Foque no usuário

Trabalhar conceitos de persona e público alvo, por exemplo, é uma boa estratégia para obter melhores resultados em SEO e acertar em cheio as pessoas que buscam pelos serviços que sua marca proporciona.


Ao produzir conteúdo, coloque-se no lugar do público e direcione este conteúdo para ele, sempre no intuito de perceber quais dúvidas ele almeja esclarecer e de dar a ele, a resposta que ele tanto busca.

  • Dê atenção a experiência do usuário

Quando falamos em experiência do usuário no que diz respeito ao contexto de SEO e Inbound Marketing, estamos nos referindo ao modo pelo qual ele consegue interagir e acessar este conteúdo produzido em SEO.


Um exemplo clássico de um fator muito negligenciado ainda por algumas empresas é a questão de sites móbiles e responsivos. De que adianta todo o trabalho e investimento no melhor conteúdo, se o usuário ao acessá-lo por meio de um smartphone fica demasiado tempo esperando o site abrir?


Ou ainda, o conteúdo não é apresentado de forma amigável, sem criatividade, sem imagens e demais detalhes que retém a atenção?


Seguindo estas nuances em SEO, a estratégia de Inbound Marketing se mostrará mais efetivas e os resultados positivos, atraindo e cativando público para seu negócio e destacando sua empresa no mercado.


Quer aprender mais sobre Inbound Marketing? Então fique ligado (a) em nossos conteúdos. Não esquece de compartilhar este post em suas redes sociais.

Posts Em Destaque