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Como gerar mais vendas para seu ecommerce com o uso de chatbots



Os chatbots vêm revolucionando a maneira como as empresas lidam com seus públicos. Estar à disposição dos consumidores 24 horas por dia nos sete dias da semana é hoje uma realidade para inúmeras companhias graças aos bots.


Programados para realizar inúmeros atendimentos de forma simultânea, eles diminuem drasticamente o tempo de espera por uma resposta ou solução de um problema simples — que normalmente representam mais de 70% dos atendimentos. Isso faz com que a equipe de relacionamento resolva exclusivamente casos mais complexos, que exigem realmente uma interação humana, e reduza custos.


Hoje, o maior desafio não está na decisão de implantar ou não um chatbot, e sim no planejamento e posicionamento dele quanto à gama de possibilidades que apresenta.

Bots integram uma das melhores estratégias para gerar Leads e impulsionar as vendas. E você sabe que um Lead bem atendido se torna cliente e que um cliente satisfeito se torna defensor da marca, divulgando-a de forma voluntária e efetuando novas compras.


Otimizar a demonstração de produtos


Durante o atendimento, o Lead informa que gostaria de comprar determinado produto.

Conforme o consumidor explica as características e preferências daquilo que procura, o bot vai afunilando as opções para as mercadorias ou serviços que mais se encaixam na expectativa do cliente.


Assim, você entrega exatamente o carrossel de produtos que o consumidor almeja, fazendo com que aumente a possibilidade de conversão.


Assistência na navegação


O cliente navega pelo seu site e o bot, que está acompanhando suas ações, possui autonomia para direcionar este consumidor para as páginas que sejam mais do seu interesse na busca, a partir das preferências informadas por ele.


Assim, o bot torna a experiência de navegação do cliente mais rápida, simples e agradável.

A Netshoes, por exemplo, implementou a navegação assistida na época da Copa do Mundo.


O consumidor informava ao bot que tinha interesse em comprar a camisa oficial da seleção brasileira e, a partir desse momento, o site alterava as cores para verde e amarelo, gerando surpresa e melhorando a experiência do usuário.


Reconhecimento e recompra


Existem nichos de mercado em que a recompra é extremamente relevante.


Cuidados pessoais, petshops, supermercados podem tirar proveito dos bots ao “treinar” seus assistentes para reconhecer clientes recorrentes.


Assim, quando ele entra no site, recebe uma oferta para repetir a compra anterior ou complementá-la com produtos relacionados.


Agilizar a compra e evitar o abandono do carrinho


Pense em um ecommerce e seu maior desafio: a taxa de abandono dos carrinhos.


Um chatbot bem programado pode ajudar a contornar esse problema acompanhando a jornada do cliente e intervindo naquelas etapas do processo de vendas que apresentam as taxas mais altas de abandono.


Assim, o cliente pode sentir-se mais seguro e bem informado, além de bem atendido, o que diminuirá a chance de ele deixar o carrinho e não concretizar a compra.


Opções e facilidade para o pagamento


O cliente pode finalizar a compra no ambiente em que está (como uma rede social, por exemplo), com o bot oferecendo várias opções de pagamento como cartões de várias bandeiras de débito e crédito, boleto bancário ou sistemas online como Paypal ou PagSeguro.


Checkout


Na etapa de finalização do pedido, o bot pode disponibilizar outros produtos ou serviços relacionados que possam interessar ao consumidor.


Consultando a base de dados, ele sabe exatamente o que mais pode oferecer àquele cliente e ainda utiliza recursos como mapas para facilitar a localização, envio de imagens, vídeos e outros para tornar a oferta ainda mais atraente e novamente aumentar as chances de conversão.

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