Marketing de Conteúdo Visual: o que é e qual a sua importância em uma estratégia de conteúdo?
- Agência X10
- 16 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

O que é Marketing de Conteúdo Visual?
Trata-se de utilizar diferentes formatos visuais com o objetivo de transmitir informações aos leitores de maneira mais eficiente, portanto, com maior probabilidade de conversão.
O cerne dessa estratégia reside no fato de que, a partir do momento em que se possui uma oferta muito grande de informação, é preciso se sobressair. E a melhor forma para isso é se comunicar de maneira simples, rápida e atrativa.
Sim, atrativa. Uma característica importantíssima dos recursos visuais é a sua capacidade de despertar a atenção do público por ser dinâmico e interessante ao olhar.
Eles são capazes também de despertar emoções, resumir ideias e fazer da sua comunicação memorável!
Grandes blocos de texto, por exemplo, não possuem o mesmo carisma que um infográfico e podem até vir a cansar o leitor por parecerem longos demais ou simplesmente difíceis de ler.
E qual a importância dessa estratégia?
Já parou para observar a quantidade de redes sociais que incluíram alguma nova funcionalidade relacionada ao visual nos últimos anos?
Tivemos o Facebook e Instagram investindo em live vídeos e nos Stories, assim como o Google e o desenvolvimento da sua ferramenta de busca por imagem. O Twitter também faz parte desse movimento e já anunciou melhorias na experiência com vídeos para seus usuários em 2018.
Fora isso, acompanhamos também o investimento de grandes veículos de informação na criação de vídeos para complementar seus produtos jornalísticos, como é o caso do The New York Times.
Do mesmo modo, tantas outras empresas têm apostado nessa tendência, cerca de 74% dos profissionais da área de marketing já fazem uso dela em suas redes sociais.
E o retorno é inacreditável: posts com imagens ganham aproximadamente 2.3 vezes mais engajamento no Facebook e no Twitter recebem 150% mais tweets.
Nesse momento surge a seguinte dúvida: mas por que materiais visuais são tão eficazes?
O primeiro motivo é que grande parte da comunicação humana não é verbal e sim visual.
Gestos, expressões comportamentais, postura, pinturas, são todos tipos de comunicação naturais ao ser humano, os quais precedem historicamente a linguagem textual.
Em seguida, tem-se o fato de que conteúdos de origem visual são universais, podendo ser compreendidos por um grande número de pessoas de diferentes origens e bagagens culturais.
Comentários