5 erros para evitar no seu planejamento de Marketing Digital
O Marketing Digital faz toda a diferença na realidade de qualquer empresa. Afinal, um planejamento de Marketing Digital bem estruturado tem o poder de tornar uma marca relevante para o consumidor, aumentando, portanto, o número das vendas.
As promessas que o Marketing Digital traz acabam causando uma animação e ansiedade muito grande entre gerentes e diretores. O que não há nada de mal!
O único problema é quando, por causa de tal animação e ansiedade, a equipe acaba fazendo o planejamento de Marketing Digital de forma não realista, o que resulta em resultados pouco animadores.
Para evitar que isso ocorra na sua empresa, montamos uma lista com 10 dos principais erros que devem ser evitados de qualquer jeito pela sua equipe ao montar seu planejamento de Marketing Digital.
Acompanhe a seguir, e observe se você não está deixando que algum desses erros aconteça:
SE ANIMAR COM OS OBJETIVOS E ACABAR CRIANDO MUITOS
O mesmo acontece em nossas vidas quando planejamos um novo ano ou uma nova fase. Quem nunca criou uma lista com mil objetivos?
O que acaba acontecendo é: a maioria são muito irrealistas e, com muita sorte, você acabará focando em uns dois e olhe lá! Isto é, mais um ano passará e você não terá feito nada.
O mesmo pode acontecer com seu planejamento de Marketing Digital, se você não tomar cuidado. Coloque os pés no chão, verifique suas reais possibilidades e mão na massa.
Lembre que um objetivo não é apenas um objetivo no horizonte do mar. Ao invés disso, coloque seus objetivos no alto de uma escada, onde cada degrau é uma meta para se chegar lá.
ACHAR QUE TODO CLIENTE É O CLIENTE IDEAL
Entendemos que sua empresa quer vender, mas é importante saber para quem vender. Um dos erros mais comuns do planejamento de Marketing Digital é justamente deixar o alvo amplo demais.
É necessário que o gestor saiba definir bem o público-alvo no planejamento de Marketing Digital para que seu foco seja o cliente ideal. Do contrário, seu time perderá tempo e dinheiro falando com N pessoas que nada tem a ver com o seu negócio.
DEIXAR A PRESSA TOMAR CONTA DA SITUAÇÃO
Sabemos que queremos sempre tudo para o mais rápido possível, mas a sabedoria já nos diz que a pressa é inimiga da perfeição.
No seu planejamento de Marketing Digital não é diferente. A animação e correria de colocar os planos em prática é um dos maiores erros que se pode cometer.
Lembre-se que o planejamento de Marketing Digital vai nortear sua equipe e os caminhos da sua empresa, portanto não vale ter pressa!
Trabalhe bem todos os aspectos necessários, defina bem suas metas e objetivos, seja franco com você mesmo e transmita tal realidade para o papel.
NÃO OLHAR PARA OS LADOS E ANALISAR O MERCADO
Vale lembrar que seu negócio está inserido em um mercado que deve ser analisado ao realizar seu planejamento de Marketing Digital.
Não tem como competir em um mercado que você não tem nem ideia de como esteja, como se comporta, quais são as necessidades e como você pode ajudar e se destacar.
É como se você soubesse que tem uma festa para ir, ter ouvido falar que é a fantasia, não verificar, chegar vestido de coelho e perceber que todo mundo foi com roupas normais.
Além do impacto de ser pego totalmente de surpresa, ainda não podemos esquecer dos custos com a fantasia e os custos para chegar em uma festa onde você não se adequa.
SE BASEAR EM ACHISMOS
Provavelmente nenhum erro no seu planejamento de Marketing Digital é tão grave quanto basear tudo em achismos, chutes e pensamento positivo.
O motivo é simples: não é realista e ponto final.
Já falamos aqui sobre a importância das métricas nas mais diferentes esferas do seu negócio e, sim, estamos voltando ao assunto.
Os indicadores e métricas são responsáveis por definir metas realistas, mudar nortes, encontrar problemas e melhorar ações. Principalmente: não baseia toda a vida da sua empresa em achismos.