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Entenda a Diferença entre Branding e Marketing

January 22, 2020

 

 

 

Quando você faz marketing está gerando demanda e promovendo seus serviços e produtos. Quando você está criando uma estratégia de branding, por outro lado, você está aumentando a credibilidade da marca e criando valor de marca. Para fazer cada coisa na hora certa, aqui está um guia para que você entenda a diferença entre branding e marketing.

Você quer divulgar seus produtos e serviços e ser uma marca em que as pessoas confiem. De maneira que elas não tenham medo de recomendar sua marca.

Uma estratégia de branding não é tão fácil quanto apenas dizer ao seu público para comprar seu produto ou serviço simplesmente porque é melhor que a concorrência.

Você quer expressar a verdade e o valor de seus produtos/serviços e sua identidade de marca para que o consumidor possa acreditar por si mesmo.

Você não está pressionando os consumidores, você está mostrando quais são os atributos da sua marca e está deixando que eles decidam por si mesmos com base na marca que você está mostrando para eles.

Entender o seu valor, mostrar em vez de apenas falar, entender o quanto você é valioso e entregar consistentemente resultados de alta qualidade.

 

O que é Branding?

É uma pergunta aparentemente simples que muitas empresas têm dificuldade em responder. Naturalmente, uma marca depende de elementos visuais, como logo, paletas de cores e fontes. Mas também inclui coisas intangíveis, como voz, personalidade e propósito de marca.

Uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, representam a decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.
– Seth Godin

Para entender melhor como uma empresa pode moldar essas expectativas e memórias, vamos explorar alguns aspectos fundamentais do desenvolvimento da marca: personalidade, propósito, diretrizes e experiência.

 

 

 

 

Personalidade da Marca

Marcas fortes têm uma personalidade bem definida. Em um nível básico, uma personalidade de marca compreende as emoções e ideias associadas a uma marca. Uma personalidade é importante porque ajuda a definir como os clientes interagem com a marca.

Por exemplo, a marca Pantone é vista como líder de pensamento inteligente e criativo. Como autoridade para profissionais de design em todo o mundo, as mensagens da Pantone permanecem informativas e profissionais.

O importante a lembrar sobre a personalidade da marca é que ela é bem-sucedida quando influenciada pela base de clientes.

Ajustar o que seu público quer e precisa é a melhor maneira de informar as características da personalidade da sua marca. Isso garante que a personalidade da sua marca seja memorável e única quando comparada aos concorrentes.

 

Propósito da Marca

A essência da marca expressa o que a marca tem de único que a diferencia de todas as outras. O propósito está relacionado ao papel que a marca desempenha.

O propósito da sua marca ajuda a esclarecer no que sua marca acredita, porque ela existe e porque os clientes devem se envolver.

Em um mundo onde tantas empresas estão disputando a atenção do consumidor, o propósito da marca ajuda uma empresa a se conectar a futuros clientes em um nível emocional.

Para estabelecer um objetivo claro e diferenciado, é melhor começar definindo a essência e depois os principais valores da sua marca.

Se sua marca fosse uma pessoa, seus valores centrais representariam suas crenças pessoais, políticas e morais.

Da mesma forma, os valores de uma marca determinam como ela age, com quem trabalha e quais escolhas ela faz.

Se bem definidos, os valores da marca são relacionáveis, acionáveis e memoráveis. Quando as pessoas podem se relacionar com os valores de uma marca em um nível pessoal, elas sentem uma conexão emocional.

Por sua vez, é mais provável que desenvolvam uma ligação fiel à marca e a apoiem ao longo do tempo.

Delinear os principais valores também ajuda a definir a declaração de missão de uma marca.

Desde a criação de uma nova campanha de marketing até a escolha de um parceiro estratégico, existe uma declaração de missão para orientar e informar decisões importantes.

Quando usada consistentemente, uma declaração de missão ajuda a sua marca a definir uma presença de mercado e uma proposta de valor únicas em que os clientes acreditam.

 

Diretrizes ou Guidelines

Em seguida, uma marca deve manter um conjunto detalhado de padrões. Essas diretrizes ajudam designers gráficos, profissionais de marketing, desenvolvedores web, gerentes de comunidade e até mesmo outros departamentos a permanecerem na mesma página e apresentar uma visão unificada da marca ao público.

Ao criar diretrizes de marca, sempre inclua regras para a identidade visual. As regras incluem posicionamento e aparência do logo, cores da marca, fontes, e etc.

Podemos chamar de manual de identidade visual, manual da marca, brandbook, brand guidelines…

É um manual prático que mostra ao mundo exatamente como a marca deve se comunicar. Contém instruções explícitas sobre como a marca deve e não deve ser apresentada.

Esses tipos de diretrizes são importantes para garantir que todos comuniquem a marca de forma correta e precisa em mídias impressas e digitais. O uso incorreto da marca pode prejudicar sua integridade.

As diretrizes da marca também podem ajudar a definir aspectos da voz de uma marca, incluindo o tom. Se você quer que sua marca pareça divertida e informativa, você deve evitar o uso de termos complexos ou palavras intimidadoras.

Se uma marca prefere manter uma personalidade inteligente e informativa, um determinado nível de complexidade pode ser necessário para que a linguagem entre em ressonância com o público certo.

Definir diretrizes de marca ajuda a empresa a manter uma imagem e personalidade consistentes em todos os pontos de contato com o cliente. Isso é fundamental para ajudar sua marca a se destacar em um mundo cada vez mais competitivo.

Além disso, as diretrizes da marca desempenham um papel importante na criação de uma mensagem de marketing memorável.

 

Experiência de Marca

Como uma experiência de marca depende principalmente de coisas intangíveis, como as emoções que os clientes associam a uma marca, às vezes pode ser difícil defini-la. Felizmente, uma abordagem consistente da marca pode, até certo ponto, orientar e influenciar a experiência da marca.

Por exemplo, uma personalidade e um propósito de marca consistentes ajudam a estabelecer sentimentos de confiança e amizade entre os clientes.

Digamos que você mantenha uma voz divertida, mas responsiva, nas redes sociais. Isso pode ajudar as pessoas a se sentirem à vontade quando tiverem uma preocupação com seu produto.

Ou digamos que a missão da sua marca descreve um compromisso com o fornecimento sustentável. As pessoas sempre saberão que podem se sentir bem com seus produtos, já que a sustentabilidade faz parte de sua missão desde o primeiro dia.

Experiências de marca consistentes e poderosas criam seguidores. Os clientes fiéis são aqueles que apoiam a sua marca ao longo do tempo e são uma fonte importante de receita.

 

 

 

Fonte: Cristiane Thiel

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