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4 maneiras de melhorar seu ROI de marketing digital

Depois de começar a medir seu ROI de marketing digital, você pode começar a procurar áreas de melhoria. Abaixo estão apenas algumas dicas para melhorar sua capacidade de medir o ROI e aumentar os resultados da sua empresa:

1. Identifique claramente seus objetivos desde o início.

Como mencionamos acima na seção de medição de ROI, você precisa saber quais são os objetivos da sua campanha antes de começar a medir o ROI do marketing digital. Se seus objetivos não forem claros, é bem provável que você não esteja usando as métricas corretas para acompanhar seu ROI.

O primeiro passo para medir e melhorar o retorno do investimento em marketing digital é identificar objetivos claros que permitem alcançar resultados objetivos.

Evite objetivos vagos e pouco definidos, como “aumentar a conscientização” ou “criar mais conversões”. Em vez disso, verifique se suas metas são SMART – específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

Verifique se todos os objetivos que você define para o marketing digital são INTELIGENTES.

Você pode fazer isso começando com um objetivo vago e tornando-o mais inteligente. Por exemplo, digamos que sua meta para uma campanha específica seja aumentar as conversões. Você precisa garantir que isso seja mais específico e mensurável.

Talvez – “Converta 20% dos leads em clientes” seja seu objetivo. Então, você precisa se certificar de que isso é um prazo. Portanto, adicionar uma linha do tempo como “no terceiro trimestre” ou “em seis meses” garante que você tenha um objetivo de concluir sua meta.

Quanto possível e relevante, isso depende da sua campanha em particular. Certifique-se de escolher uma medida que possa ser alcançada no prazo que você especificou.

Além disso, verifique se o objetivo escolhido foi relevante para seus objetivos gerais e para a campanha de marketing digital em questão.

O desenvolvimento de metas SMART para cada campanha antes de implementar as táticas é uma ótima maneira de garantir que você esteja no caminho certo para o sucesso. Sem metas claramente definidas, você não poderá medir seu ROI adequadamente. E se você não pode medir o ROI, não consegue encontrar maneiras de melhorá-lo.

2. Use KPIs diretamente relacionados aos seus objetivos.

Depois de definir claramente metas e objetivos, é necessário garantir que você esteja escolhendo KPIs que estejam alinhados com essas metas. KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, são as principais métricas ou maneiras de medir seu progresso em direção a essas metas. Os KPIs para SEO serão diferentes dos KPIs para email marketing ou social. Se você não possui KPIs em vigor, não tem como saber o quão perto está de alcançar esses objetivos.

Lembre-se do seguinte ao desenvolver seus KPIs de marketing digital.

Certifique-se de que os KPIs escolhidos estejam relacionados às metas que você estabeleceu. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar as conversões, você pode usar métricas que lidam com as vendas para medir o progresso em direção a essas metas de conversão.

Usando KPIs para acompanhar o progresso, você poderá ver o quão perto está de alcançar seus objetivos.

Os KPIs não apenas ajudam a acompanhar o progresso em direção às metas da sua campanha. Mas eles permitem que você defina expectativas claras para sua equipe de marketing.

Com os KPIs em vigor, você pode impedir qualquer comunicação incorreta ou mal-entendido sobre o que você está tentando alcançar. Sua equipe de marketing sabe exatamente como o sucesso da campanha será medido para que eles possam se concentrar em encontrar maneiras de melhorar essas métricas.

3. Teste diferentes segmentações, ofertas, frequência e mensagens.

Os testes são uma parte vital da melhoria do ROI do marketing digital. Isso não apenas ajuda a melhorar o desempenho de campanhas individuais de marketing digital, mas também ajuda a descobrir novos insights que podem ser aplicados à sua estratégia de marketing digital mais ampla.

A única maneira de saber com certeza quais elementos de suas campanhas de marketing digital estão afetando seu sucesso é testá-los. Você pode executar testes A / B em diferentes aspectos de suas campanhas de marketing digital para ver quais elementos fornecem melhores resultados. Do email marketing ao conteúdo de mídia social e aos anúncios PPC , todos os elementos de suas campanhas podem se beneficiar de testes completos.

Ao realizar um teste A / B, você deve escolher apenas um elemento da sua campanha para testar. Por exemplo, se você estiver testando uma página de destino, poderá começar com o título. Altere a cópia do título em uma versão de teste e mantenha a outra igual. Em seguida, teste cada um para ver qual é o melhor.

Ao executar um teste A / B, altere apenas um elemento de cada vez para saber qual variável está afetando o desempenho.

Depois de saber quais elementos de suas campanhas apresentam melhor desempenho, você poderá fazer alterações estratégicas nas campanhas de marketing atuais e futuras. E isso não se aplica apenas aos mesmos tipos de campanha. Você pode aplicar alterações em diferentes campanhas nos canais e nas táticas.

Por exemplo, digamos que você encontre um certo tipo de mensagem que ressoe melhor com seus anúncios PPC ou Facebook . Você pode não apenas fazer alterações nas mensagens de anúncio PPC, mas também transportá-las para outros elementos do seu marketing digital, como mensagens de email marketing.

4. Identifique e aproveite importantes oportunidades de melhoria.

Não basta apenas rastrear as métricas escolhidas ao longo do tempo. Se você realmente deseja melhorar o ROI, precisa ajustar suas campanhas com base no que encontra. Os dados em si não são a parte mais importante das medidas da sua campanha de marketing digital. São os insights vitais que você obtém ao analisar esses dados que o ajudarão a expandir sua marca.

Depois de fazer algumas experiências e continuar acompanhando as medições ao longo do tempo, você começará a perceber algumas tendências ou áreas de oportunidade. É imperativo que você aproveite essas oportunidades para melhorar. Execute novos testes com base no que você encontra para encontrar continuamente novas maneiras de tornar suas campanhas ainda melhores do que antes.

Por exemplo, digamos que você esteja usando conversões por dispositivo como uma de suas métricas. Ao medir essa métrica ao longo do tempo, você descobre que certos dados demográficos da sua população, como faixas etárias mais jovens, preferem usar dispositivos móveis. Se você deseja melhorar o ROI aumentando as conversões nesses dispositivos, considere personalizar suas mensagens e ofertas em campanhas para dispositivos móveis para atrair esse segmento da população-alvo.

Alguns outros fatores que você pode considerar ao analisar seus dados e procurar novas oportunidades são os diferentes canais que você está usando para campanhas, bem como a hora do dia ou o dia da semana que as pessoas tendem a converter. Observar esses elementos ajudará a otimizar melhor quando você publica o marketing de conteúdo ou lança anúncios como parte de suas campanhas de marketing digital.

Considerações finais sobre o ROI do marketing digital

A única maneira de melhorar suas campanhas de marketing digital é saber onde você está com o desempenho atual da sua campanha. O ROI do marketing digital é uma das maneiras mais precisas de medir o sucesso da sua campanha ao longo do tempo. Essa medida ajuda a vincular o sucesso da campanha aos seus resultados gerais de negócios, que geralmente são negligenciados quando se trata de medidas de marketing.

É importante lembrar que você precisa começar com objetivos específicos e mensuráveis ​​antes de começar a medir o ROI do marketing digital. As métricas usadas para medir o retorno do investimento dependerão de suas metas e dos canais que você está usando para executar essas metas. Não importa quais canais você use ou como avalie o ROI, a chave para a melhoria é a medição e o ajuste contínuos.

Melhorar seu ROI de marketing digital pode ser um pouco complicado. Com tantas peças móveis em suas campanhas de marketing digital, pode ser difícil decidir quais áreas de suas campanhas precisam ser ajustadas. Sem mencionar, lidar com todos esses dados pode ser esmagador, especialmente se você não sabe o que está procurando.

É por isso que pode ajudar a obter algumas orientações de uma agência de marketing digital . Se você não gosta de dados ou se está apenas tentando obter o retorno do investimento que esperava com suas campanhas de marketing digital, entre em contato conosco . Teremos o maior prazer em dar uma olhada no que você está fazendo no momento e ajudá-lo a encontrar as maneiras mais eficazes de melhorar suas campanhas.

Fonte: Click Bahia

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