Agência X10: Atualizações nas redes sociais nas quais você precisa ficar de olho
- agenciax10gerencia
- 22 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Para competir com o TikTok, o Instagram tem focado cada vez mais na produção de vídeos. Um bom exemplo é o aumento do tempo dos vídeos em reels, de 60 para 90 minutos. Além disso, a rede reformulou a entrega de todo o conteúdo, antes focado para os seguidores, e agora baseado no interesse do usuário, seja ele da sua rede ou não.
O Instagram também aperfeiçoou o feed e, agora, permite fixar até três conteúdos simultaneamente.
E para quem vende pela rede social, uma boa notícia. Foi criado um botão de orçamentos, garantindo assim contato direto entre cliente e vendedor nos perfis comerciais.
Também começa a apostar em vídeos curtos, assim como TikTok e Reels do Instagram. Outra mudança está na distribuição do conteúdo, que voltará a ser focado em entretenimento. Vendas online, por exemplo, poderão ser afetadas pela mudança e ter menor alcance e engajamento nas publicações.
Criou uma ferramenta de comunidades, que pode ser muito bem explorada por lojas virtuais e marcas. A ideia é estabelecer grupos que contenham interesses pelo mesmo tema. Assim, uma loja de roupas, por exemplo, pode estabelecer um canal direto com potenciais clientes para mostrar lançamentos, tendências e divulgar promoções.
Muito além das atualizações nas redes sociais
Não é novidade que as vendas online estão em alta, e foram impulsionadas, principalmente, pela pandemia da Covid-19. A prova disso é que, somente no primeiro semestre de 2022, as vendas virtuais cresceram 785% se comparadas ao mesmo período de 2019, antes do início da pandemia no Brasil.
Diante desses dados, não restam dúvidas de que esse é um mercado em alta, mas com grande concorrência. Por isso, investir em rede social não é a cereja do bolo. Em muitos casos, é o próprio bolo, pois é ali que o consumidor pode conhecer os produtos, ver opções de uso e consultar preços. Além disso, uma rede social bem feita transmite credibilidade para a sua loja virtual.
Essa relação direta com o cliente é chamada de social selling. Trata-se de uma estratégia de fortalecimento da relação com o consumidor.
Se conectar com ele é a palavra de ordem, e existem várias formas de se fazer isso. Lembra que falamos da importância dos vídeos no TikTok e no Instagram?
Pois invista neles! Apresente produtos, mostre a aplicabilidade e olhe direto para a câmera. Tenha proximidade com o seu cliente e transmita confiança para que ela possa efetivar a compra.
Mas não se esqueça do seu e-commerce!
Se é preciso se preocupar em vender mais e melhor nas redes sociais, o mesmo vale para os próprios sites.
Dessa forma, é fundamental um trabalho de base, focado na utilização das melhores plataformas de integração e investimento em marketing digital, com boas estratégias para alcançar resultado orgânico.
Ou seja, para aparecer bem em resultados de pesquisas, é preciso investir em organização e tecnologia, como a otimização do site em SEO e a criação de conteúdos atrativos para gerar tráfego, como artigos e blogs.
Adote as estratégias que estiverem ao seu alcance
As atualizações nas redes sociais são constantes, e possivelmente nunca vão parar. Para não ficar para trás, leia muito e converse com especialistas do mercado digital. Se adapte e adote todas as estratégias que tiver ao alcance para evitar impactos.
Fonte: e-commercebrasil
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